Quais são os alimentos que estimulam o colágeno?

Quais são os alimentos que estimulam o colágeno?

O colágeno é uma proteína muito importante produzida pelo nosso organismo, sendo encontrado no coração, rins, vesícula biliar, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, ossos, tendões, ligamentos, pele, cabelo, etc. A partir dos 30 anos, sua produção é reduzida em nosso corpo, por isso é tão importante saber quais são os alimentos que estimulam o colágeno

O colágeno é constituído de arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina, sendo responsável por dar sustentação às células, mantendo-as unidas e conferindo elasticidade as mesmas. É essa proteína que deixa a pele do rosto brilhante, sem marcas de expressão, rugas e outros sinais do tempo.

A proteína é também encontrada em grande quantidade nas unhas e cabelo, sendo responsável pela resistência, pela proteção e pelo processo de renovação celular, além de dar firmeza a pele de braços e rosto, nos deixando com um aspecto mais jovial.

Se você quiser aprofundar mais sobre o assunto, temos aqui um artigo que explica os benefícios do colágeno no cabelo e também explicamos como é a sua atuação na pele do rosto.

O que acontece quando falta colágeno?

Acima você pode conferir alguns dos benefícios do colágeno em nosso corpo, mas é importante destacar que com o passar dos anos, sofremos uma redução dessa proteína em nosso organismo.

Isso acontece a partir dos 30 anos, principalmente em mulheres, e pode ter sua produção reduzida ainda mais naqueles que mantém um estilo de vida não saudável, os que sofrem de estresse e que têm alimentação e hidratação péssimas.

A falta de colágeno no organismo é visível por sinais de expressão no rosto, aparecimento de rugas, cabelos danificados e sem brilho, unhas frágeis e quebradiças, flacidez da pele em diversas parte do corpo, dentre outros problemas.

Quais são os alimentos que estimulam o colágeno?

Quais são os alimentos que estimulam o colágeno?

Nem tudo está perdido, fique calmo. Se você percebeu alguns dos sinais que indicam a falta de colágeno no organismo ou mesmo passou por uma avaliação nutricional e foi constatado esse problema, existem alguns alimentos que estimulam a produção desta proteína em nosso corpo.

Abaixo apresentamos uma relação de alimentos que estimulam o colágeno para você adicionar ao seu cardápio, mesmo que não tenha percebido os problemas apontados anteriormente. Recomendamos ainda a mudança em alguns hábitos, reduzindo consumo de álcool, aumentando o período de sono e também a inclusão de atividades físicas ao seu dia a dia.

Os alimentos que estimulam o colágeno são:

  • Carnes e ovos
  • Frutas cítricas ou vermelhas
  • Castanhas, nozes e amêndoas
  • Aveia, soja e linhaça
  • Tomate, pimenta e beterraba
  • Vegetais de cor verde-escura e laranja
  • Chá branco
  • Ostras
  • Alho
  • Peixes e ostras
  • Feijão
  • Brócolis
  • Ervilha

Quais são os alimentos que estimulam o colágeno?

Abaixo explicamos como estes alimentos estimulam a produção natural de colágeno em nosso organismo, confira:

Aveia, soja e linhaça - Esses alimentos são ricos em fibras e ômega 3, essenciais para manter a pele sempre jovem. A soja contém genisteína, um hormônio capaz de bloquear enzimas que promovem o envelhecimento da pele e ajudam a acelerar a produção de colágeno.

A aveia é fonte de silício, um mineral que ajuda na manutenção da rigidez celular e age sobre as articulações, cartilagens, tendões e músculos, diminuindo dores e problemas originados pela falta de colágeno.

Frutas cítricas - O consumo de frutas de cor vermelha e cítricas é recomendado por serem fontes de vitamina C, que auxilia na síntese de colágeno. Laranja, mexerica e limão fornecem também flavonóides, que atuam como antioxidantes, fortalecendo as células para combater o envelhecimento precoce.

Vegetais e folhas escuras - Brócolis, rúcula, espinafre, couve e agrião (vegetais verde-escuros), lentilha e feijão (leguminosos) estão na lista dos alimentos que estimulam o colágeno no organismo.

Eles são fontes ricas de ácido fólico, fundamental ao nosso corpo. Esse nutriente é responsável pela formação de proteínas e do colágeno, sendo então indispensáveis na replicação e renovação das células.

Ovos e carnes - Estes são duas fontes ricas em proteínas e essenciais para o processo de reposição de colágeno no organismo.

Por ser uma fonte de proteína, os ovos estimulam a produção de colágeno, o que ajuda a enrijecer os músculos e combater a flacidez da pele. Já as carnes são ricas em proteínas e também em vitaminas B6 e B12 e são essenciais para a saúde intestinal, pois atuam no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e lipídios.

Chá branco - Essa é uma bebida muito benéfica à saúde da pele, protegendo as proteínas existentes na estrutura e evitando a ação de enzimas que podem destruí-las.

Alho - Por conter enxofre, taurina e ácido lipoico, que são capazes de reconstruir as fibras danificadas de colágeno, o alho é um dos alimentos que precisam ser consumidos com frequência.

Ostras - Elas são fontes de zinco, um mineral importante para a formação de colágeno em nosso organismo.

Castanhas, nozes e amêndoas - Estes são alguns alimentos que estimulam o colágeno e ricos em vitamina E, que é fundamental para a produção da proteína. Além disso, eles contêm ácidos graxos poli-insaturados, que ajudam a manter a vitalidade da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Estes são vários exemplos de alimentos que estimulam o colágeno natural no organismo e que devem ser inseridos na dieta, principalmente para pessoas que estão acima dos 30 anos. Inclua estes itens na sua alimentação para melhorar a sua qualidade de vida e manter a pele saudável.

Uma alternativa para repor o colágeno perdido é a suplementação por meio de cápsulas ou em pó, sempre seguindo as orientações do seu nutricionista. Este consumo deve ser feito acompanhado de algum alimento rico em vitamina C, como são os casos do kiwi, abacaxi, limão ou laranja, e ingestão diária de no máximo 9g da proteína ao dia.

Cuide da sua alimentação com nossas dicas

Você acabou de ler aqui uma série de alimentos que estimulam o colágeno e que precisam ser consumidos com frequência. Qual deles não fazem parte da sua alimentação atualmente?

Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e seguir nossos perfis nas redes sociais para receber dicas para levar uma vida mais saudável.

Adicione estes alimentos que estimulam o colágeno ao seu cardápio e faça pequenas modificações ao seu estilo de vida para ter uma pele mais rígida e bela, além de manter a saúde em dia!

Produzimos diversos artigos para te ajudar a melhorar a qualidade de vida, os cuidados com a pele, cabelo e também a perder peso. Mostramos aqui, por exemplo:

Não espere mais para investir na sua saúde e também daqueles que você ama. Além de cuidar de ver quais alimentos estimulam o colágeno, pratique exercícios físicos frequentemente.

Você conseguiu compreender quais são os alimentos que estimulam o colágeno? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados