Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?

Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?

Muita gente pensa que essa proteína ajuda apenas a eliminar os sinais de envelhecimento da pele e das articulações, mas são vários os benefícios do colágeno para o cabelo, principalmente para mantê-los hidratados, resistentes e flexíveis.

Aliás, um dos principais sinais da ausência de colágeno no corpo é o enfraquecimento dos fios de cabelo com quedas frequentes, falta de brilho e textura bem frágil. Mas fique calma, nem tudo está perdido.

A deficiência da proteína pode ser suprida por meio de ingestão de alimentos específicos ou de >cápsulas de colágeno, como você pode ver neste artigo.

Vamos hoje falar dos benefícios do colágeno para o cabelo para deixar seus fios lindos, resistentes, brilhantes e flexíveis. Sim, o colágeno tem essa função no organismo.

Afinal, o que é colágeno?

Colágeno é uma proteína de origem animal produzida por nosso organismo e que, com o passar do tempo, principalmente em mulheres, tem uma redução, provocando o surgimento de rugas, linhas de expressão, fragilidade da pele e muitos outros problemas.

O nome colágeno tem origem no grego “kolla”, que significa literalmente cola, justamente por sua função: deixar o nosso corpo unido. Alguns estudos apontam que 30% de organismo é constituído de colágeno, ou seja, sem ele todos os membros não teriam a sua conexão.

Com o passar dos anos, o organismo reduz a sua capacidade natural de produzir colágeno. Isso acontece especialmente após os 25 anos. Neste período começam a surgir as primeiras rugas, linhas de expressão e também enfraquecimento das unhas e do cabelo, dentre outros problemas.

Vamos focar este texto nos benefícios do colágeno para o cabelo, já que é um problema recorrente que incomoda muitas mulheres em todo mundo. Você perceberá como essa proteína ajuda a fortalecer a estrutura capilar e deixar as madeixas mais belas. Vamos lá?

Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?

O colágeno é uma proteína rica em aminoácidos, prolina e glicina que dá força e elasticidade aos fios, deixando-os brilhantes, fortes e com aparência mais jovial e saudável.

Com a produção equilibrada de colágeno no seu organismo os cabelos vão ter seu crescimento natural.

Atualmente, diversos produtos especializados em reconstrução capilar contam com uma base a partir de colágeno, evitando a queda dos fios e renovando as raízes dos fios, deixando-as mais fortes.

Entre os principais benefícios do colágeno para o cabelo podemos destacar:

  • fortalecimento das raízes e fios
  • ajuda no crescimento saudável
  • neutraliza radicais que afetam a textura dos fios
  • ajuda a reter água para fortalecer as cutículas
  • hidrata e encorpa os fios
  • combate à queda de cabelo

É isso mesmo que você leu, não é apenas a queratina que ajuda na manutenção capilar e deixa os fios mais belos e resistente. Essa é uma das funções principais do colágeno, ele atua diretamente na saúde do cabelo, aumentando a hidratação, brilho e maciez dos fios.

Muitos especialistas destacam os benefícios do colágeno para o cabelo cacheado, já que a proteína ajuda a fortalecer a resistência e também a flexibilidade dos fios. Como está a sua saúde capilar? Você está satisfeita?

Você pode equilibrar a produção de colágeno no corpo por meio da ingestão de alimentos ricos na proteína ou suplementação.

É sempre recomendado que você visite o seu nutrólogo ou nutricionista para uma avaliação sobre os níveis de produção de colágeno pelo seu organismo. Se o volume for baixo, ele vai te orientar um tratamento adequado.

Como falamos antes, você pode passar a consumir colágeno em cápsulas ou colocar alimentos ricos na proteína em seu cardápio para reequilibrar a sua produção, evitando assim o surgimento dos problemas capilares.Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?

Alimentos ricos em colágeno

Depois de entender os principais benefícios do colágeno para o cabelo, é hora de entender como suprir a necessidade dessa proteína pelo organismo. Certo?

Algumas frutas, carnes e leguminosos são recomendados para reequilibrar a produção de colágeno no organismo, quando os seus níveis estão baixos. Acrescente os seguintes alimentos ao seu cardápio:

  • cereja
  • uva
  • aveia
  • feijão
  • brócolis
  • linhaça
  • espinafre
  • ovos
  • peixe
  • carne vermelha

A produção natural de colágeno em nosso organismo pode ser reduzida por causa do estresse, perda brusca de peso, após alguma cirurgia, uso de determinados medicamentos, produtos químicos ou nutrição pobre.

Estudos apontam que principalmente as mulheres, após os 25 anos, são mais suscetíveis a sofrer uma baixa de produção de colágeno de forma natural, exigindo uma suplementação para equilibrar a demanda do nosso corpo.

Quais são os benefícios do colágeno para o cabelo?

Ao passar por uma avaliação com o nutrólogo ou nutricionista, ele pode recomendar o consumo de alimentos apontados na lista acima ou a ingestão diária de cápsulas de colágeno.

Recomendamos que você não faça nenhuma autoavaliação para ingerir esse ou aquele suplemento sem uma orientação de um especialista. Esse cuidado é necessário para que não comprometa a sua saúde, já que a ausência é prejudicial, mas o excesso também.

Você teve a oportunidade de conferir aqui alguns dos principais benefícios do colágeno para o cabelo. Ele também ajuda nas articulações, unhas, pele e muitas outras coisas em nosso organismo.

Aqui no Essence-Caps você tem a possibilidade de adquirir as cápsulas de colágeno para a sua suplementação diária. É recomendado o consumo de uma dose máxima diária de 10g de colágeno, mas o seu nutrólogo passará um procedimento que você deverá seguir ao pé da letra para atingir os objetivos desejados.

Especialistas recomendam que o consumo de cápsulas de colágeno seja feito sempre acompanhado de algum alimento rico em vitamina C, como são os casos do kiwi, abacaxi, limão ou laranja.

Além de entender quais são os benefícios do colágeno para o cabelo, você tem interesse em receber dicas de alimentos, suplementos e bem-estar para ter uma vida mais saudável? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais.

Você descobriu aqui neste artigo uma série de benefícios do colágeno para o cabelo, qual deles que mais te surpreendeu? Tem algum que é você deseja alcançar?

Sempre estamos produzindo novos materiais ricos para te ajudar a recuperar a saúde e o bem-estar. Por exemplo, aproveite para ver aqui o que são as rugas e qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno.

Se você achar que este artigo que explica os principais benefícios do colágeno para o cabelo é útil para alguma amiga, aproveite para compartilhar agora com ela :)

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados