Como aumentar a produção de colágeno no organismo?

Como aumentar a produção de colágeno no organismo?

Essa é a proteína mais importante na ajuda do combate a flacidez da pele e que dá também sustentação e elasticidade aos tecidos do nosso corpo. Com o passar dos anos, a quantidade dela em nosso organismo é reduzida e percebemos a diferença diretamente nos braços e no rosto. Para reverter esse processo, como aumentar a produção de colágeno no organismo?

O principal fator que mexe com a produção de colágeno em nosso corpo é a alimentação. Você deve apostar em nutrientes capazes de incentivar esse processo, como são os casos de ovos, carnes e leguminosas de cores escuras.

Já explicamos aqui no blog os vários benefícios desta proteína para o cabelo e também algumas dicas de como fortalecer a pele do rosto, nosso objetivo hoje é mostrar alternativas viáveis de como aumentar a produção de colágeno no organismo.

Uma alimentação equilibrada, em conjunto com uma boa hidratação, é o primeiro passo para manter a saúde de todo o nosso corpo, inclusive da pele, é ela a primeira a apresentar os sinais de envelhecimento, ressecamento, flacidez e muito mais.

Com a orientação de um nutricionista, uma alternativa de suplementação de colágeno em cápsulas ou em pó também pode ser avaliada.

Dicas de como aumentar a produção de colágeno no organismo

Independente de qual seja o seu objetivo, como fortalecimento do cabelo e unhas, melhora da elasticidade e visual da pele, o seu nutricionista indicará uma dieta com base uma série de alimentos que explicaremos a seguir.

O profissional também avaliará se é necessário ou não o uso de colágeno em cápsulas até que a produção seja normalizada no organismo.

As cápsulas de colágeno são alternativas, especialmente, para quem busca praticidade e não gosta do sabor adocicado da opção em pó.

Alimentos para aumentar a produção de colágeno

Se você tem percebido sinais de expressão, pele flácida, cabelos quebradiços e outros sinais de envelhecimento, talvez o problema esteja justamente na baixa produção de colágeno por seu organismo. Isso exigirá uma reposição da proteína. Ela pode acontecer de diversas formas. Confira nossas dicas!

Água aromatizada - Existem algumas marcas que concentram em uma garrafa de água,  geralmente entre 300 e 360 mililitros, a dose diária recomendada de 10 gramas de colágeno. Contudo, essa opção não é facilmente encontrada e as opções de sabores são reduzidas.

Bala de colágeno - Essa opção costuma oferecer em torno de 1,5 grama de colágeno por unidade. Claro que é uma quantidade pequena, mas pode ajudar para complementar o consumo diário da proteína. O consumo da bala também tem a vantagem de estimular a mastigação e ajudar na saciedade do organismo.

Bombom - Essa é uma novidade! Porém, assim como a bala, tem pouco colágeno. Consuma-o como opção de uma sobremesa que traz um benefício extra.

Vale lembrar que a suplementação não diminui a importância da dieta rica em alimentos que estimulem a produção de colágeno no organismo, os dois devem ser utilizados juntos para quem quer melhorar a qualidade da pele e também a saúde.

Ainda podem ser utilizadas outras dicas que vão ajudar a aumentar a produção de colágeno no organismo, estimulando o processo natural em nosso corpo.

Como aumentar a produção de colágeno no organismo?

Cremes que aceleram a renovação celular

Para que a pele do rosto continue firme e tonificada, a primeira medida a adotar é uma limpeza cuidadosa e hidratação adequada, com produtos neutros a base de água.

Para aumentar a produção de colágeno no organismo e evitar sua destruição devem ser utilizados também cremes próprios para o pescoço e rosto que tenham base de colágeno e elastina, com uma ação de lifting imediata.

Proteja-se dos raios solares

Evitar a exposição excessiva ao sol é uma forma de manter a saúde da pele em dia e também preservar a tonicidade dela.

Os raios UVA são prejudiciais e perigosos. Além de destruírem o colágeno do nosso corpo, eles ressecam a pele e aceleram o seu envelhecimento. Para proteger o rosto, evite exposições prolongadas entre 10h e 16h e escolha um protetor solar potente.

Você deverá reaplicar o protetor sempre que achar que a pele está desprotegida. O uso é recomendado também para quem trabalha em escritório, exposto às luzes artificiais e computadores, por exemplo.

Como aumentar a produção de colágeno no organismo?

Exercícios que estimulam a circulação sanguínea

Uma forma de incentivar a produção de colágeno no organismo é a prática de exercícios físicos localizados. Por exemplo, este tipo de estímulo nos músculos da face pode ser realizado uma vez por dia e o resultado será perceptível em pouco tempo.

Em casa mesmo, ao aplicar o seu creme diário e/ou da noite, você deve realizar massagens e exercícios que estimulem a circulação local do sangue, ativando a produção natural de colágeno.

Você pode iniciar a série com uma massagem delicada na base do pescoço e seguir para a região do queixo. Depois, que tal seguir pela maçã do rosto, orelhas, pálpebras e testa, sempre com movimentos delicados e consistentes para provocar um relaxamento nos músculos.

Também é possível dar palmadinhas com a mão debaixo do queixo e no colo para estimular a circulação do sangue e agilizar a penetração dos princípios ativos dos produtos que você estiver usando.

Essas são as principais dicas para você que busca uma opção de como aumentar a produção de colágeno no organismo, mantendo sua pele sempre linda!

Temos aqui um artigo em que explicamos para que servem as cápsulas de colágeno, leia agora.

Agora você já conhece as principais formas de como aumentar a produção de colágeno no organismo. Não espere mais para investir na sua saúde e comece a recuperar toda a vitalidade e elasticidade da sua pele, favorecendo para um aspecto mais jovem e saudável.

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Você conseguiu compreender todas as nossas dicas de como aumentar a produção de colágeno no organismo? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

O seu processo de como aumentar a produção de colágeno no organismo pode ser mais simples do que parece, basta algumas pequenas alterações na alimentação e na rotina, mas exige que os cuidados sejam constantes.

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