Como cuidar da pele depois dos 50 anos?

Como cuidar da pele depois dos 50 anos?

Com os avanços da medicina e com a maior qualidade de vida em geral, as pessoas de idade mais madura estão cada vez mais saudáveis e ativas e querem uma aparência compatível com seu estilo de vida. Afinal, a beleza mostra por fora o que está dentro, não é mesmo? Como cuidar da pele depois dos 50 anos? Aprenda a seguir!

O nosso rosto, cabelos e unhas funcionam como cartões de visita e são as primeiras coisas que as pessoas notam sobre nós. Se a pele estiver ressecada ou flácida, o cabelo estiver quebradiço e desidratado ou as unhas estiverem sem vida e fracas, são sinais de deficiência de algum nutriente e você precisa ficar atento.

A partir dos 30 anos, já é aconselhado repor o colágeno por suplementação para equilibrar a quantidade da proteína que o organismo necessita. Se você está na melhor idade, hoje vamos te ensinar a cuidar da pele depois dos 50 anos.

Sinais do envelhecimento

Próximo aos 50 anos, a pele acumula dois tipos de envelhecimento: o extrínseco, provocado por fatores externos como sol, poluição, cigarro, má alimentação, e o intrínseco, que se trata da genética e da idade cronológica. Tudo isso provoca o surgimento de rugas, linhas de expressão, ressecamento da pele e outros problemas.

Sendo assim, é possível notar o envelhecimento por meio do aumento de sua flacidez, dos poros mais dilatados, rugas mais marcadas, manchas acentuadas, vasos evidentes. Neste momento, é muito importante aprender como cuidar da pele depois dos 50 anos.

Estes e outro sinais do envelhecimento podem afetar diretamente a sua autoestima e até mesmo seu bem-estar. Mas, sem preocupações! Você pode recuperar a saúde da sua pele, deixando-a hidratada e resistente.

Como cuidar da pele depois dos 50 anos?

Aprenda como cuidar da pele depois dos 50 anos

Alguns dos cuidados que você precisa ter com a pele depois dos 50 anos passam por tratamentos estéticos, mudanças na alimentação, hidratação e a prática de atividades físicas.

Principais tratamentos estéticos

Existem diversas opções disponíveis atualmente. Por exemplo, lasers fracionados (Erbium, CO² etc.), luz pulsada, aparelhos de radiofrequência. São equipamentos que estimulam a neocolagênese, ou seja, que vão fazer com que seu corpo produza mais colágeno, deixando a pele mais firme e bonita.

Estes tratamentos são alternativas de como cuidar da pele depois dos 50 anos e vão atingir a pele em todas as suas camadas e podem promover um clareamento, diminuição daquelas ruguinhas mais indesejadas e fechar os poros, por exemplo.

Para reposicionarmos a pele que já sofreu bastante com a gravidade e ação do tempo, dando aquela “levantadinha” e esconder um pouco a papada, pode também utilizar tratamentos de preenchimento com o ácido hialurônico. Com duração entre 12 e 18 meses, com uso de fios de sustentação sob a pele, esse procedimento te deixará mais firme.

Mudança dos hábitos

Tomar mais de dois litros de água por dia é essencial para manter a hidratação do organismo e facilitar o funcionamento de órgãos e o metabolismo.

Um dos segredos de como cuidar da pele depois dos 50 anos passa justamente por esse assunto, já que, nesta idade, o corpo perde água e a pele, por sua vez, necessita de mais hidratação.

A alimentação deve conter uma boa quantidade de proteínas (encontradas em cereais, como a aveia e em leguminosas, como o feijão, por exemplo).

Nesta idade, é importante consumir alimentos ricos em Vitamina C, já que este nutriente tem uma ação fotoprotetora, clareadora e antioxidante, o que contribui com o bom estado e aparência da pele. Adicione frutas como a acerola, a laranja, o limão, o abacaxi e o kiwi ao seu cardápio.

Outra forma de como cuidar da pele depois dos 50 anos é consumir alimentos antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento como são os casos das castanhas, nozes e amêndoas, além dos peixes e frutos do mar.

Além dos cuidados com a alimentação e a hidratação, é importante manter-se ativo e praticar exercícios físicos regularmente. Isso deixará o seu metabolismo funcionando de forma adequada, provocando a renovação celular e mantendo a saúde da pele em dia.

Cuide da sua pele

O uso frequente de maquiagem, ar condicionado e a falta de hidratação são alguns dos vilões que prejudicam a saúde da pele e aceleram o surgimento de linhas de expressão e rugas.

Após os 50 anos, uma rotina de beleza diária deve ser mantida com muita atenção e continuidade para que a pele fique bela, brilhante e resistente.

É necessário preocupar-se em manter a pele sempre limpa. A rotina diária de beleza requer especialmente o uso de cremes anti-idade que sejam mais potentes e produtos com alta hidratação. É importante procurar um dermatologista de confiança para que ele possa indicar os melhore produtos de acordo com o seu tipo de pele.

Se você usa maquiagem, hidrate a pele antes da aplicação da make e também evite dormir com os produtos sob a pele.

No inverno, por causa das duchas quentes, é essencial aplicar um hidratante corporal logo após o banho.

Prevenir é melhor do que remediar

É importante cuidar de nossa pele, independente da idade. Se você ainda não chegou aos 50, mas quer chegar lá bem, precisa saber que quanto mais cedo iniciar os cuidados, melhor.

Evite o cigarro e exagero com bebidas alcoólicas, tenha uma alimentação balanceada, hidrate-se e faça exercícios físicos. Outra dica de como cuidar da pele depois dos 50 anos é evitar o estresse e ter boas horas de sono, essenciais para a reposição celular, que vão ajudar você a ter um retardamento no envelhecimento de várias formas.

Os cremes anti-rugas devem ser utilizados a partir dos 25 anos. Busque, com seu dermatologista ou nutricionista, a recomendação para utilização frequente de suplementação de colágeno. Lembre-se de sempre hidratar e limpar sua pele, além de fazer uso constante de protetor solar.

Além de descobrir como cuidar da pele depois dos 50 anos, nós já mostramos aqui qual a causa das unhas quebradiças, a idade ideal para começar a tomar colágeno e também algumas dicas de dietas para homem perder peso.

Se sentir necessidade, procure a ajuda de um médico, um dermatologista ou um nutricionista para uma orientação profissional.

Como cuidar da pele depois dos 50 anos?

Você acabou de aprender como cuidar da pele depois dos 50 anos para preservá-la e evitar vários problemas. Aproveite e veja o nosso artigo que explica como evitar que as rugas aumentem e um outro que ensina como acabar com a flacidez do rosto.

Além de falar sobre como cuidar da pele depois dos 50 anos, já mostramos também qual o melhor colágeno para comprar e o que provoca a queda de cabelo.

Você pode se interessar também por aprender para que serve o colágeno hidrolisado e como tratar cabelos quebradiços.

Se achar que este artigo que explica como cuidar da pele depois dos 50 anos é útil para algum amigo, aproveite para compartilhá-lo agora!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados