Como cuidar da pele no inverno?

Como cuidar da pele no inverno?

Quem tem a pele sensível, seca ou é alérgico costuma sofrer muito na estação mais fria do ano. Nesse período, a baixa umidade do ar junto com temperaturas menores diminuem a transpiração. Não suficiente, os banhos mais quentes removem a oleosidade natural, afetando a hidratação do corpo. Para evitar transtornos, descubra agora como cuidar da pele no inverno.

O uso de hidratante errado, a falta de um protetor solar, a redução no consumo de água e exposição do rosto aos ventos frios da estação são alguns dos fatores que afetam a saúde da pele no inverno. Mas fique tranquila, nem tudo está perdido. Com algumas pequenas mudanças de comportamento, você voltará a ter uma pele saudável e bonita.

O colágeno, uma proteína natural produzida por nosso organismo, é o responsável por preservar a elasticidade, reduzir a flacidez e manter a pele saudável e hidratada. A sua produção é feita de forma natural até os 25, sendo reduzida após essa idade.

O consumo excessivo de álcool, fumo, má alimentação, falta de hidratação, menopausa, estresse e a falta de atividades físicas são alguns dos fatores que provocam a redução da quantidade de colágeno no organismo, tornando a suplementação uma ação obrigatória.

Além dos fatores apontados acima, o banho quente e o vento frio precisam ser evitados como uma forma de cuidar da pele no inverno para preservá-la mais hidratada e saudável.

5 dicas de como cuidar da pele no inverno

Falamos acima sobre todos os problemas que a estação fria e a mudança de comportamento provocam na saúde da nossa pele. Por isso, consultamos alguns dermatologistas para entender quais seriam as melhores dicas para cuidar da pele no inverno. Confira!

Como cuidar da pele no inverno?

Como cuidar da pele no inverno? Beba muita água

Essa é uma recomendação simples, mas bastante eficiente. Costumamos evitar muitos esforços físicos durante o inverno e, nos fins de semana, é muito comum ficar em casa e aproveitar um filme ou aquela série favorita.

Por causa dessa falsa sensação de redução de gasto calórico, costumamos beber menos água no período. Além de ser um problema para o funcionamento completo do nosso organismo, a baixa ingestão de água afeta diretamente a saúde da pele, reduzindo a sua hidratação natural.

Essa é uma dica muito importante sobre como cuidar da pele no inverno. Além do consumo normal ao longo do dia, é aconselhável sempre a ingestão de água antes de dormir para que as células façam a renovação natural durante o sono.

Como cuidar da pele no inverno? Use hidratantes de acordo com o seu tipo de pele

Nós não somos todos iguais, por isso você deve tomar cuidado para escolher o hidratante correto para o seu tipo de pele.

É muito comum o banho ser mais demorado e quente no inverno. A sensação de relaxamento provocada pelo banho quentinho é mesmo incrível, mas ela pode mascará um grande problema de desidratação da nossa pele.

A água quente remove toda a proteção oleosa da nossa pele e isso precisa ser reposto.

Neste sentido, uma dica de como cuidar da pele no inverno é reduzir a temperatura e a duração do banho nesta época. Além disso, depois de uma boa ducha, o recomendável é fazer o uso de um hidratante corporal adequado para o seu tipo de pele.

Procure por produtos que contenham ativos de alta performance como ureia, germe de trigo, macadâmia, óleo de avelã, óleo de uva, manteigas, alantoína e pantenol, por exemplo.

Como cuidar da pele no inverno? Cuide da alimentação

Fazer refeições balanceadas são recomendadas para manter a saúde em dia e no inverno isso é ainda mais importante. Assim como preferimos ficar em casa durante a estação, o consumo de chocolates, frituras e comidas industrializadas aumenta bastante, afetando o funcionamento normal do organismo.

Tente balancear esses excessos com uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas, principalmente aqueles que contribuem para a produção natural de colágeno em nosso corpo. Veja uma lista completa aqui.

Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas C e E, selênio e antioxidantes no inverno para preservar a hidratação e elasticidade da pele.

Use protetor solar - Esse é um erro muito comum. No verão, por causa do sol muito exposto, todos nos preocupamos com o protetor solar. Contudo, por causa das nuvens e dias cinzentos, achamos que estamos ilesos dos efeitos dos raios do sol.

O uso de protetor solar é uma das recomendações para manter os cuidados com a pele durante o inverno. Especialistas indicam que a reaplicação do filtro solar deve ser feito a cada quatro horas para pessoas que trabalham em ambientes fechados e a cada duas horas para aqueles que trabalham ao ar livre.

Além de provocar o surgimento de câncer de pele, o excesso de exposição solar também faz aparecer rugas e manchas no rosto, braços e outras partes do corpo. Fique atenta!

Como cuidar da pele no inverno? Proteja os lábios

Aquela incômoda sensação de lábios rachados pode ser evitada com o uso de um hidratante labial que contenha ceramidas, lanolina e vaselina.

Por causa do uso de batom, muitas mulheres acreditam que já estão ilesas a esse problema, mas isso é um grande erro, principalmente para aqueles de alta fixação. Eles reduzem a hidratação e podem ressecar os lábios.

Homens e mulheres devem procurar o hidratante labial adequado e fazer o uso constante durante o inverno para que não ocorram as rachaduras e até sangramento provocados pela baixa umidade.

Como cuidar da pele no inverno?

Como cuidar da pele no inverno? Evite tratamentos estéticos

Se você quer fazer algum procedimento estético no rosto ou regiões expostas ao sol, o inverno é o melhor período. Peelings, lasers, preenchimento e aplicação da toxina botulínica devem ser feitos durante a estação.

É muito comum também muitas pessoas recorrerem às clínicas de depilação, principalmente para tratamentos no rosto, durante o inverno. Não esqueça de seguir os procedimentos recomendados pelo profissional que te atendeu para preservar a saúde da pele.

Essas aqui são as nossas principais dicas de como cuidar da pele no inverno. Você tem algum ritual ou procedimento que faz com frequência nesta época do ano? Conte para nós, compartilhe sua experiência.

Nós queremos te ajudar a melhorar a qualidade de vida, os cuidados com a pele, cabelo e também apresentar dicas de como perder peso. Além das já citadas dicas de como cuidar da pele no inverno, veja também:

Não espere mais para investir na sua saúde e também daqueles que você ama. Além de cuidar da sua alimentação, pratique exercícios físicos frequentemente.

Quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nosso perfil no Instagram.

Você gostou das nossas dicas de como cuidar da pele no inverno? Qual delas não fazia parte da sua rotina? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados