Como cuidar da pele madura?

Como cuidar da pele madura?

Com o passar dos anos, nosso organismo exige cuidados diferentes daqueles do início da vida. Porém, não importa a sua idade, protetor solar e hidratante devem ser passados sempre. Quem tem mais de 40 anos precisa entender como cuidar da pele madura para reduzir os efeitos do tempo, as rugas e ressecamento.

A pele madura apresenta características diferentes das pessoas jovens. O tônus, firmeza e hidratação, já não são mais os mesmos, as linhas de expressão e as rugas já são visíveis. Com isso, aquelas pessoas que já passam dos 40 anos precisam de diversos cuidados para manter uma pele saudável e reduzir os efeitos do tempo.

Conforme os anos passam, as mudanças no corpo, cabelo e na derme tendem a se evidenciar. A pele apresenta mudança na espessura, no volume e fica mais seca, além de ficar mais suscetível ao sol. Todas essas mudanças tornam a pele madura mais sensível.

A redução do colágeno no organismo

A queda na produção de colágeno e elastina, mudanças hormonais e redução na velocidade da regeneração das células, são as principais causas da transformação da pele e, pasmem, essas mudanças começam cedo.

A partir dos 30 anos o organismo reduz a produção natural de colágeno. Com isso, conhecer as características de sua pele é uma parte fundamental para aprender a maneira mais adequada de cuidar, manter e melhorar o aspecto da pele na maturidade.

Aprender como cuidar da pele madura não é tão diferente dos cuidados na infância ou na adolescência. Alguns passos são exatamente os mesmos:

  • lavar
  • tonificar
  • hidratar
  • usar filtro solar

A grande diferença sobre como cuidar da pele madura está nos produtos a serem utilizados, isso porque nesta idade eles devem conter indutores de colágeno e os tratamentos devem ter por finalidade redução de rugas e/ou linhas de expressão.

Entenda melhor o que o colágeno faz no corpo e os sintomas da sua ausência no organismo.

Como cuidar da pele madura?

Dicas de como cuidar da pele madura

O rosto deve ser higienizado pela manhã com itens que não eliminem completamente a oleosidade para não ressecar a região. Invista então em sabonetes hidratantes ou em gel-creme, uma vez que esses produtos apresentam uma fórmula mais leve, que é mais apropriada para quem tem a pele madura.

Em seguida, chegou a hora da hidratação do corpo. Neste passo, escolher um produto que, além de hidratar, também tenha ação anti-idade. Procure por fórmulas que estimulem a produção de colágeno e, se possível, opte por aqueles que já possuam filtro solar.

Este item, inclusive, merece todo um cuidado especial. Se o hidratante que você usa não tiver um protetor em sua composição, será necessário então fazer o uso diário de filtro solar e retirá-lo ao longo do dia.

É no período da noite que a renovação celular ocorre com mais intensidade, então investir em cremes com substâncias que estimulem esse processo pode ser mais proveitoso para a pele.

Cuidados com a maquiagem

Você que quer aprender como cuidar da pele madura precisa tomar todo um cuidado especial para evitar o ressecamento. É aconselhável, na hora da maquiagem, utilizar produtos mais hidratantes.

Para quem acredita que o segredo de uma make bonita em pele madura é a quantidade, se engana, ela tem características próprias. Rugas e linhas de expressão fazem parte deste tipo de rosto e pesar na maquiagem pode evidenciar ainda mais as marcas do tempo. Então o ideal é optar por produtos de cobertura suave e sempre com efeito hidratante.

Cuidados com a pele após a menopausa

A queda dos níveis hormonais que ocorre após a menopausa deixa a pele mais frágil. Neste período, ela fica mais ressecada devido à redução da barreira de hidratação natural produzida pelas glândulas sebáceas, diminui a elasticidade e fica mais fina. Em casos mais drásticos, é possível que haja o surgimento de manchas ou aumente a sensibilidade.

Essas mudanças se estendem ao longo de todo o corpo, por braços, rosto, pernas e mãos. Um segredo de como cuidar da pele madura é passar muito hidratante, mas escolha o produto recomendado para cada região.

Outro problema recorrente em mulheres que entram na menopausa pode ser o aparecimento da acne adulta. Esse período provoca aumento na produção de andrógeno e, em muitos casos, esse hormônio é responsável pelo aparecimento da acne.

Como cuidar da pele madura?

Cuidados com a alimentação

Como já foi dito, depois de determinado período o nosso corpo passa a produzir um volume menor de proteínas e necessita maior reposição de nutrientes. Isso quer dizer que uma das dicas de como cuidar da pele madura é ter atenção especial com o cardápio diário.

Você precisa ter uma alimentação rica em ômega 3, ingerir verduras, legumes e frutas, e também beber muita água diariamente. Em alguns casos, é necessário fazer a reposição do colágeno por meio de suplementação. Seu nutricionista poderá avaliar e fazer a melhor indicação.

Procure também melhorar a qualidade do seu sono, meditar e fazer massagens para relaxar e evitar o estresse. Banhos quentes devem ser evitados e não evite usar produtos que irritem a pele.

Essas são as nossas dicas para você que quer aprender como cuidar da pele madura. Aproveite para ver também como acabar com a flacidez na barriga e como fortalecer as unhas.

Além de mostrar como cuidar da pele madura, já explicamos aqui também qual é o melhor colágeno para comprar e o que é bom para evitar a queda de cabelo.

Estamos sempre preparando conteúdos inéditos para ajudar homem a perder peso, como melhorar a elasticidade da pele ou mesmo como é feito o cálculo do IMC, entre outros temas.

Se você acha que este artigo que explica como cuidar da pele madura é útil para algum conhecido, compartilhe agora nas redes sociais.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados