Como cuidar da pele no ver√£o?

Como cuidar da pele no ver√£o?

No estação mais quente do ano a incidência de radiação solar é maior, aumentando o risco de danos a pele, caso não tenha a devida proteção. Por isso, é necessário saber como cuidar da pele no verão para mantê-la saudável e evitar o envelhecimento precoce.

√Č comum ainda no ver√£o a ida √† praia e tamb√©m o uso constante de piscinas e ar condicionados, estes dois √ļltimos contam com agentes externos vil√Ķes da hidrata√ß√£o da pele. Abaixo voc√™ entender√° os motivos.

Dicas de como cuidar da pele no ver√£o

Preserve os bons h√°bitos para manter-se jovem por mais tempo e evitar aparentar mais idade do que realmente tem.

Para isso, aprenda algumas dicas de como cuidar da pele no ver√£o.

Use filtro solar!

A nossa primeira dica de como cuidar da sua pele no verão é para ter um caso de amor com o filtro solar, ele deve ser seu companheiro inseparável. Seu uso deve se estender inclusive em dias nublados.

O produto deve ter no mínimo fator de proteção (FPS) 15, deve proteger dos raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).

Você deve aplicar o protetor cerca de 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele absorva bem o produto. Não vale esquecer orelhas, nuca e pés.

Algumas pessoas cometem um erro bem comum de achar que s√≥ precisa passar o protetor uma √ļnica vez ao dia. Na verdade, ele deve ser reaplicado em intervalos regulares.

A maioria das marcas recomenda uma reaplica√ß√£o do protetor solar a cada 2 horas. Por√©m, esse tempo pode diminuir em caso de sudorese excessiva, quando entrar na √°gua ou se estender quando se passa a maior parte do tempo em ambiente fechado. Neste √ļltimo caso a reaplica√ß√£o pode ser feita a cada 3 horas.

E as crian√ßas, como cuidar da pele no ver√£o? Voc√™ deve usar um protetor espec√≠fico para a pele delas a partir dos 6 meses de vida. Se tiver d√ļvida sobre qual produto usar, pe√ßa orienta√ß√£o ao seu pediatra.

Como cuidar da pele no ver√£o?

Alimente-se bem!

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos causados à pele pelo sol e devem fazer parte do seu cardápio como uma forma de cuidar da pele no verão.

Cenoura, mam√£o, beterraba possuem uma subst√Ęncia chamada carotenoides, ela deposita-se na pele exercendo uma importante a√ß√£o antioxidante, prevenindo do envelhecimento precoce.

Aposte também em alimentos que hidratam a pele. Frutas como melancia e melão podem ser boas alternativas de sobremesa. Outra forma de como cuidar da pele no verão é beber água, mas muita água.

Para quem deseja aquele dourado caracter√≠stico do ver√£o, vale investir em alimentos que contenham betacaroteno, a cenoura √© a mais famosa e tamb√©m a mais rica nessa subst√Ęncia.

Batata-doce, damasco, manga, piment√£o e ab√≥bora-moranga tamb√©m s√£o fontes dessa subst√Ęncia.

O betacaroteno age na recuperação da derme e auxilia na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Cuidados no banho no ver√£o

O clima quente característico do verão favorece banhos mais frios e a pele agradece!

Uma boa dica de como cuidar da pele no verão é aproveitar a estação para banhos frios ou mornos, evitando o ressecamento da mesma.

Além disso, você deve ter um cuidado especial com o uso de hidratantes, produtos de limpeza e protetor solar específicos para o seu tipo de pele.

Evite exposição excessiva ao sol

A radia√ß√£o solar √© uma das principais causas de c√Ęncer e contribui para o envelhecimento precoce, perda de elasticidade, surgimento de rugas e muitos outros problemas. Assim, evitar o contato direto com a luz solar traz diversos benef√≠cios √† pele.

Os hor√°rios mais indicados para a exposi√ß√£o ao sol √© antes das 10h da manh√£ e ap√≥s √†s 16h. Esse cuidado com a pele deve ser seguido ao longo das quatro esta√ß√Ķes do ano!

Por que evitar o sol entre 10h e 16h é uma dica de como cuidar da pele no verão? A força da radiação solar e dos raios ultravioletas é mais forte neste horário. Ficar exposto sem nenhuma proteção neste horário aumenta as chances de ressecamento da pele e tem risco até de provocar queimaduras.

Quem aqui já ficou na praia neste horário sem nenhuma proteção e depois voltou para casa vermelho e com a pele toda sensível? Se isso nunca aconteceu contigo, certamente aconteceu com algum conhecido.

Esse exemplo acima é só um dos diversos problemas que podem surgir caso você não tome os cuidados necessários com a pele durante o verão.

Se a exposição ao sol for necessária por causa do trabalho ou outro compromisso, é ideal que você tome alguns cuidados para proteger-se dos raios solares. Use guarda-sol, chapéu, roupas com proteção solar, filtro solar e hidrate-se bastante.

Vale ressaltar que a exposi√ß√£o ao sol √© importante para a sa√ļde da pele. √Č por meio dela que existe a produ√ß√£o da vitamina D. Respeite sempre os hor√°rios indicados para aproveitar todos os benef√≠cios do sol.

Como cuidar da pele no ver√£o?

Fuja dos tratamentos estéticos

Se o clima frio do inverno favorece os tratamentos estéticos, no verão é quase um crime contra a pele. Fique atenta!

Mesmo que apareça aquela promoção sensacional para fazer aquele tratamento estético que você tanto sonha, não faça.

Você deve entender que como cuidar da pele no verão passa por atenção a hidratação do corpo e do rosto e aplicação de muito filtro solar. Esse cuidado deve ser seguido também em dias nublados para evitar que as manchas e rugas apareçam ou aumentem.

Tratamentos estéticos com peeling, laser e outros devem ser realizados no inverno onde a radiação solar é menor.

Sorria!

Conhecido como o melhor remédio, sorrir pode sim melhorar a beleza da pele no verão.

Pesquisas recentes apontam que a endorfina (horm√īnio da felicidade) pode contribuir para o embelezamento da pele, mas o que isso tem a ver com cuidados com a pele no ver√£o? O que acontece √© que a exposi√ß√£o ao sol contribui para a produ√ß√£o da endorfina.

Ou seja, a soma da exposi√ß√£o adequada ao sol e sorrir √© uma excelente forma de cuidar da sua pele no ver√£o. √Č barato e tamb√©m faz bem para a alma!

Essas acima são 6 dicas de como cuidar da pele no verão para evitar que ela resseque e também envelheça, provocando outros problemas.

Se você já tiver mais de 25 anos, aproveite para ler nosso artigo sobre a redução da produção de colágeno no organismo e a idade ideal para começar a suplementação.

Como cuidar da pele no ver√£o?

Cuide da sua pele com as nossas dicas

Explicamos aqui a você como cuidar da pele no verão e também alguns cuidados para evitar o envelhecimento precoce. Além deste tema, já falamos de diversos assuntos por aqui. Por exemplo:

Estes acima são apenas alguns dos exemplos dos diversos textos que já preparamos para você. Além de mostrar como cuidar da pele no verão, sempre estamos planejando novos materiais. Acompanhe o nosso Instagram e fique por dentro das novidades.

Além de aprender como cuidar da pele no verão, aproveite um tempinho livre para saber como emagrecer o rosto e também entender como manter a pele firme depois dos 40.

Temos ainda dois textos bem interessantes, um que explica como acabar com a flacidez da barriga e outro que mostra como cuidar da pele madura.

Gostou do nosso artigo que explica como cuidar da pele no ver√£o? Se achar que ele pode ser √ļtil para alguma amiga ou conhecida que est√° passando por este problema, aproveite para compartilh√°-lo agora!!

Deixe um coment√°rio

Os coment√°rios devem ser aprovados antes de serem publicados