Como é feito o cálculo do IMC?

como é feito o cálculo do IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma metodologia usada medir o índice de gordura em nosso corpo, como o objetivo de detectar casos de obesidade ou desnutrição. Vamos e explicar como é feito o cálculo do IMC, confira!

O IMC serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do cálculo ideal, acima ou abaixo do peso. Embora alguns estudiosos sejam contrários ao cálculo do IMC como parâmetro de saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) usa essa medida para definir os níveis de obesidade da população.

O cálculo do IMC é importante para definir os riscos de doenças como desnutrição, AVC ou infarto, por exemplo.

Após entender como é feito o cálculo do IMC, você verá como é fácil fazer uma conta simples que permitirá entender a relação do peso x altura de qualquer pessoa. Está preparado?

Por causa dos riscos envolvidos para pessoas acima ou abaixo do peso, médicos, enfermeiros, nutrólogos e nutricionistas avaliam o peso das pessoas em suas consultas de rotina para verificar a possibilidade de doenças que elas podem sofrer no presente ou futuro, aplicando uma medida preventiva.

Antes de explicar como é feito o cálculo do IMC, que tal descobrir aqui quais são os benefícios do colágeno para o cabelo e algumas dicas de como fortalecer a pele do rosto.

Como é feito o cálculo do IMC?

Para descobrir o Índice de Massa Corporal de uma pessoa você deverá fazer a seguinte fórmula matemática: peso / (altura x altura).

Pegue a altura da pessoa e multiplique por ela mesma (ao quadrado). Depois, divida o total pelo peso.

Vamos supor que você tenha 1,80m de altura e seu peso seja 75 kg. A conta será a seguinte:

1,80 x 1,80 = 3,24 / 75 = Seu IMC será 23,14

Depois do cálculo do IMC, os resultados encontrados devem ser avaliados conforme a tabela universal, que você pode encontrar logo abaixo.

como é feito o cálculo do IMC

Tabela de avaliação do IMC

IMC Resultado
Menos do que 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 Obesidade grau 1
Entre 35 e 39,9 Obesidade grau 2
Mais do que 40 Obesidade grau 3

 

O resultado obtido no cálculo do IMC deve ser avaliado por um profissional de saúde. A tabela acima pode ser usada apenas como referência. De acordo com o OMS, pessoas com IMC entre 18,5 e 24,9 representam o menor risco de saúde.

Como interpretar o resultado do IMC

Os dados do cálculo do IMC servem de base para avaliar diversos pontos de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Entenda mais!

Abaixo de 16 (Magreza Grave) - A magreza grave é caracterizada por um IMC abaixo desse índice. Sua principal causa é a desnutrição severa. Se o indicador avaliado estiver abaixo deste número, recomendamos a consulta imediata a um médico ou nutricionista para recomendarem o tratamento adequado.

Abaixo de 17 (Magreza Moderada) - Doenças como o hipertireoidismo podem afetar o peso de uma pessoa, além de dietas com poucas calorias diárias. Então, quando o IMC é classificado como magreza moderada, o ideal é fazer uma consulta com um nutricionista para entender o problema e encontrar o tratamento ideal.

Abaixo de 18,5 (Magreza Leve) - Ao contrário da grave e moderada, a magreza leve não é tão preocupante, porque um IMC acima de 17 não fica muito longe de um indicador saudável.

Entre 18,5 e 24,9 (Saudável) - De acordo com a avaliação a OMS, após ter feito o cálculo do IMC e constatar que sua média está dentro do índice saudável, fique tranquilo. Essa média indica que você tem menor risco de várias doenças.

Abaixo de 30 e acima de 25 (Sobrepeso) - O sobrepeso é uma questão de atenção, já que pode desencadear o surgimento de diversos problemas de saúde, como dificuldade de circulação sanguínea e fadiga. Entretanto, se o indicador estiver apenas um pouco acima de 25, não se preocupe muito.

Algumas pequenas alterações na alimentação serão suficientes para neutralizar os riscos.

IMC abaixo de 35 e acima de 30 (Obesidade grau 1) - Quando a pessoa apresenta IMC acima de 30, ela já pode ser considerada obesa. Logo, aumenta o risco para diversas doenças. Em vista disso, procurar um médico para informar como chegar ao IMC ideal, é a melhor maneira para evitar futuras consequências.

IMC abaixo de 40 e acima de 35 (Obesidade grau 2) - Pessoas com grau 1 já contam com algum fator de risco, grau 2 ampliam a probabilidade de diabetes, hipertensão, câncer e até infarto. Indivíduos nessa situação devem procurar um aconselhamento o quanto antes para ter um acompanhamento e adotar uma dieta mais saudável.

IMC acima de 40 (Obesidade grau 3) - Você viu acima como é feito o cálculo do IMC e descobriu que tem (ou algum conhecido) o indicador acima de 40 pontos? Esse caso requer acompanhamento médico o quanto antes. Alguns tratamentos com medicamento serão recomendados, além de atividades físicas e ajuste imediato na alimentação.

Quem não estiver dentro do IMC recomendável deve melhorar sua alimentação e fazer exercícios para conseguir atingir o peso ideal o para sua altura e idade, consumindo menos calorias  para eliminar os estoques de gordura, que aumenta o risco de doenças cardíacas.

Quem estiver abaixo abaixo do peso ideal deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes para que o corpo tenha o necessário para se proteger de doenças.

Vale alertar ainda que o excesso de gordura, por exemplo, se acumula no fígado, na cintura e também dentro das artérias, dificultando a passagem do sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas.

como é feito o cálculo do IMC

Quando não calcular o IMC?

Apesar do IMC ser muito utilizado para verificar se o indivíduo está acima do peso ou não, o método não deve ser utilizado por atletas, pessoas idosas e durante a gravidez. Nesses casos, o médico deve utilizar métodos próprios para medir a saúde dos pacientes e determinar o grau de gordura no corpo.

Você aprendeu a fórmula de como é feito o cálculo do IMC? Como está a sua média?

Existem vários alimentos que podem boicotar a sua dieta, como são os casos dos industrializados, com excesso de açúcar e álcool. Por outro lado, vegetais, frutas e também o consumo de cápsulas de colágeno dão a saciedade que o corpo precisa para equilibrar o peso.

Explicamos aqui como é feito o cálculo do IMC e uma explicação sobre as diversas faixas de avaliação. Cuide hoje da sua saúde para que amanhã você tenha uma vida mais tranquila.

Quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Você conseguiu compreender todas as nossas dicas de como é feito o cálculo do IMC? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados