Como evitar o envelhecimento precoce do rosto?

Como evitar o envelhecimento precoce do rosto

A pele do rosto é muito mais sensível que a dos demais pontos do corpo. Por esse motivo, é comum que os primeiros sinais de envelhecimento surjam ali! Hoje nós vamos te ajudar a entender como evitar o envelhecimento precoce do rosto.

Essa preocupação pode ser chamada de descabida por quem está na faixa dos 20 anos. No entanto, nunca é cedo demais (nem tarde, viu?), para começar a cuidar de sua pele.

Temos aqui algumas dicas de como cuidar da pele aos 30 anos e como emagrecer o rosto. Infelizmente, ainda não é possível parar por completo o processo de envelhecimento precoce do rosto. No entanto, existem várias maneiras de atrasar e diminuir o impacto da idade sobre a sua aparência!

Se você quer aprender como evitar o envelhecimento precoce do rosto, continue a leitura. Abaixo temos dicas para conquistar esse objetivo. Confira!

Como começa o envelhecimento precoce do rosto?

Os sinais do tempo, as rugas e olheiras aparecem e geram incômodo em muitas pessoas com o passar dos anos. O envelhecimento precoce do rosto aparece de duas formas: interna e externa.

A forma interna, como o próprio nome diz, acontece de dentro para fora e pode estar relacionada com algum desequilíbrio de seu organismo. Ela envolve especialmente:

  1. diminuição dos níveis de colágeno
  2. diminuição de células de gordura
  3. menor renovação celular

O que causa o envelhecimento precoce do rosto de forma interna? Algumas das causas são: desequilíbrio hormonal, maus hábitos (como fumar e excesso de álcool, por exemplo!), uma dieta baixa em nutrientes essenciais para o equilíbrio do corpo, emagrecimento rápido e não saudável, certas doenças e seus tratamentos, além da própria genética.

Já a forma externa que favorece ao envelhecimento precoce do rosto surge por meio de agentes causadores desse problema. Podemos citar:

  • exposição à luz solar sem proteção
  • exposição ao frio sem hidratação correta
  • produtos de beleza como maquiagens e cosméticos de baixa qualidade

Como evitar o envelhecimento precoce do rosto

Como evitar o envelhecimento precoce do rosto?

Agora que você já sabe como é que esse temível processo começa, é hora de aprender como evitar o envelhecimento precoce do rosto. Vamos lá!?

Apague o cigarro

Não se trata somente de deixar de fumar, caso o faça, mas também de não se expor a fumaça dos cigarros. Ela será prejudicial para sua pele de qualquer maneira!

Se você não sabe, este projeto da Universidade de São Paulo explica: fumantes passivos podem chegar a “fumar” até 4 cigarros por dia. Sem sequer colocar um na boca!

Os compostos da fumaça afetam a vitamina C presente em seu corpo, diminuindo-a drasticamente. Isso afetará a capacidade da pele de reter a umidade. Afastar-se do cigarro é um dos caminhos de como evitar o envelhecimento precoce do rosto e outras partes do organismo.

Tome sol somente com proteção

O sol é bom e necessário. No entanto, o astro-rei é velho conhecido quando falamos em processos de envelhecimento precoce do rosto e de outras partes do corpo.

Quem toma sol sem protetor solar envelhece mais rápido, sim. Mas isso não é nem o pior: a pele do rosto ainda pode ficar manchada e muito ressecada, o que já te dará uma aparência de maior idade.

Evite se expor ao sol entre 10h e às 14 horas. E nunca, nunca mesmo, saia de casa sem passar um protetor com FPS 15 ou superior, certo?

Cuidado no inverno

Quanto mais frio, mais hidratante será necessário aplicar. E essa é a regra!

O frio é um agente agressor importante para seu rosto. Ele faz não só com que a umidade natural da pele desapareça, mas também que a hidratação de cosméticos seja menos efetiva.

Por isso, não esqueça de aplicar um hidratante específico para a pele do rosto ao longo daqueles dias mais frios. Se você trabalhar no ar condicionado o dia todo, também repita esse cuidado!

Deixe o álcool para datas especiais

O consumo frequente de bebidas alcoólicas danifica os vasos sanguíneos, responsáveis pela oxigenação da pele.

Claro que tomar aquele drinque de vez em quando não trará danos irreparáveis, mas passar do limite sempre vai, sim. Quer saber como evitar o envelhecimento precoce do rosto? Reduza logo a quantidade de álcool consumida.

Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), consumir mais de 5 unidades de bebida alcoólica por semana já pode causar uma série de complicações para seu organismo, incluindo o envelhecimento precoce do rosto.

Relaxe

O estresse vem sendo chamado de mal do século pelos profissionais da área de saúde há já algum tempo. E não é para menos!

O corpo todo se ressente com o estresse: cabelos e unhas enfraquecem, o cérebro se torna mais lento, a capacidade de concentração diminui e a irritabilidade aumenta. Se não bastasse, o organismo estressado diminui sua produção e assimilação de nutrientes e o resultado fica na cara, literalmente.

Evitar o estresse é assunto muito complexo. Afinal, as cobranças são intensas ao longo da vida!

O que é preciso aprender é uma maneira mais adequada de lidar com ele. Exercícios físicos intensos funcionam para algumas pessoas, enquanto que outras precisam da tranquilidade de práticas como o Yoga e o Tai chi.

Além disso, trate de dedicar um tempo para passear, viajar, assistir boas comédias e rir muito. A pele de seu rosto vai agradecer!

Cosméticos para evitar o envelhecimento precoce do rosto

Os cosméticos são outra forma excelente de evitar que a pele do seu rosto ganhe anos que não lhe pertencem.

É muito legal contar com a ajuda deles no combate ao envelhecimento precoce do rosto! Tenha o cuidado de escolher uma boa marca, mas, principalmente, use o cosmético adequado para seu tipo de pele e idade. Cremes para maiores de 40 quando você tem 30 não trarão bons resultados.

E você? Tem alguma outra dica de como evitar o envelhecimento precoce do rosto? Compartilhe conosco. Estamos curiosos!

Como evitar o envelhecimento precoce do rosto

Cuide da saúde da sua pele com as nossas dicas

Mostramos aqui para você algumas dicas de como evitar o envelhecimento precoce do rosto. Alguns cuidados com a sua alimentação são necessários para manter a rigidez muscular e preservar a saúde da pele.

Veja aqui mais detalhes sobre os benefícios do colágeno e também como cuidar da pele madura.

Depois das dicas de como evitar o envelhecimento precoce do rosto, aproveite também para entender como calcular o índice de massa corporal (IMC) e o que são as olheiras.

Você pode se interessar também por ler o nosso artigo que mostra como fortalecer a pele do rosto ou descobrir com qual idade pode tomar colágeno.

Acabamos de explicar aqui como evitar o envelhecimento precoce do rosto. Você também aproveitar para aprender aqui o que o colágeno faz no corpo.

Gostou do nosso artigo que explica como evitar o envelhecimento precoce do rosto? Se achar que ele pode ser útil para alguma amiga ou conhecida que está passando por este problema, aproveite para compartilhá-lo agora!!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados