Como evitar que as rugas aumentem?

Como evitar que as rugas aumentem?

Estes são sinais de envelhecimento que podem incomodar. Elas começam a aparecer aproximadamente a partir dos 30 anos, que é quando a pele começa a perder sua elasticidade natural. E como evitar que as rugas aumentem? É possível? Revelaremos tudo para você.

Ao longo do tempo, é normal que a renovação celular da pele diminua e o aparecimento destas marcas de expressão faz parte do processo natural de envelhecimento, realmente, justamente pela queda da produção de colágeno no organismo. No entanto, não há porque se conformar com isso!

Se o surgimento das rugas estão lhe causando preocupação, saiba que há diversas opções que podem ajudar a diminuir sua aparição.

Existem, sim, fatores causadores dessas marquinhas tão incômodas que são difíceis de controlar, mas há algumas formas rápidas de tratamento e prevenção! Existem algumas dicas de como evitar que as rugas aumentem, vamos conhecê-las?

O que causa as rugas?

As rugas são causadas pelo envelhecimento celular aliado a uma combinação entre diversos outros fatores, alguns mais fáceis de se controlar, outros nem tanto. A medida que os anos passam, nossa pele perde suas características juvenis, tornando-se menos elástica e mais frágil. Isso se deve, principalmente, à diminuição de uma proteína chamada colágeno.

Outro fator importante no processo de surgimento das rugas e linhas de expressão é a exposição à radiação ultravioleta, que ocorre diariamente através da luz solar que incide sobre a pele. Difícil de evitar, essa essa exposição danifica as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza cutânea e o resultado não é outro: faz aparecer e aumentar as rugas!

Além disso, ainda há um terceiro grande vilão, conhecido agente capaz de propiciar o aparecimento de rugas, mesmo em peles jovens: o tabagismo. O cigarro acelera o processo de envelhecimento celular em todo o corpo, dificulta a oxigenação natural, que ocorre por meio da circulação sanguínea, e termina contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento de rugas.

E isso sem falar de todos os outros males que as toxinas presentes no cigarro trazem para seu corpo e sua saúde, né?

Quer aprender como evitar que as rugas aumentem? Reduza o cigarro.

As rugas são alguns sintomas da falta de colágeno no organismo, proteína que também é responsável por fortalecer as unhas.

Como evitar que as rugas aumentem?

Como evitar que as rugas aumentem? Confira 5 dicas

Agora pegue um papel e caneta para anotar tudo o que você vai precisar fazer para ter sucesso na redução das rugas. Vamos lá!

Use protetor solar

Você já sabe que a exposição à radiação ultravioleta é uma das principais vilãs que trabalham para provocar o aparecimento e aumento de rugas em seu rosto. Assim, o que você precisa é saber como evitá-la!

Para manter-se jovem, cuidar da saúde, hidratação de sua pele e evitar manchas, é essencial que você faça uso diário de um protetor solar. De fator 30, pelo menos.

E não basta passar só no rosto: proteja suas mãos, braços, pernas. Todas as partes que ficam expostas à luz solar devem ser cuidadas.

Aplique o protetor solar mesmo em dias nublados ou de chuva, essa é uma das principais dicas de como evitar que as rugas aumentem.

Remova a maquiagem antes de dormir. E com cuidado!

Os componentes químicos da maquiagem impedem a respiração de sua pele. É por isso que é recomendado nunca dormir maquiada!

Outro ponto de atenção é a força que emprega sobre seu rosto, especialmente na área dos olhos, ao retirar a maquiagem.

Esfregar o algodão, papel ou lencinho com força para remover sombra, máscara ou delineador faz com que aumente a desidratação na área em volta dos olhos, e como resultado, gera olheiras mais marcadas e acelera o processo de aparecimento de rugas nessa região.

Tenha uma vida saudável

A má alimentação e a falta de consumo de água, assim como o abuso de álcool, sedentarismo e tabagismo, são fortes formadores de radicais livres. Já ouviu falar deles?

Os radicais livres surgem do trabalho das células ao produzir energia: Eles são o resultado da queima de oxigênio que ocorre dentro delas.

Em quantidades normais, esses radicais livres não são ruins para a pele. Mas, quando os hábitos não são saudáveis, as células produzem uma quantidade muito grande deles. Tantos que o corpo já não é capaz de absorver e neutralizar e, bingo: as rugas surgem.

Assim, se quiser manter uma pele lisinha e evitar que as rugas aumentem, já sabe né: adote hábitos mais saudáveis.

Use cremes antirrugas

Há quem não acredite, mas os cremes antirrugas são, de fato, um tratamento incrível para a renovação da pele!

Procure escolher um bom creme de uso diário, cuja composição contenha ingredientes como o LHA (um derivado do ácido salicílico), Vitamina C e minerais como o ferro e o zinco, que rompem o processo de formação das rugas e evitam o surgimento de novas.

Esfolie-se

Este é um processo de limpeza profunda da pele, que visa retirar as células mortas e auxiliar a renovação celular. A esfoliação é indicada a partir dos 30 anos, ou bem antes, caso se trate de uma pele acneica. É um passo essencial para prevenir o aparecimento de rugas e melhorar a aparência e luminosidade da sua pele.

Existem vários esfoliantes cosméticos no mercado. Escolha um que atenda as características de sua pele (sensível, oleosa, seca ou mista) e utilize uma vez por semana!

Tratar bem a sua pele é a melhor dica sobre como evitar que as rugas aumentem. E mesmo para que elas nem cheguem a aparecer!

Crie o hábito de manter uma rotina de cuidados diários, cultive comportamentos saudáveis e evite aqueles que podem comprometer tanto sua saúde quanto a firmeza e beleza de sua pele.

Como evitar que as rugas aumentem?

Essas são as nossas cinco dicas para você que procura alternativa de como evitar que as rugas aumentem. Aproveite e veja o nosso artigo que explica como acabar com a flacidez na barriga.

Além dele, já falamos também sobre os cuidados básicos com a pele aos 30 anos e o que é bom para evitar a queda de cabelo.

Você pode se interessar também por aprender como cuidar da pele no inverno e como emagrecer o rosto.

Se achar que este artigo que ensina como evitar que as rugas aumentem é útil para algum amigo, aproveite para compartilhá-lo agora!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados