Como fortalecer as unhas? Veja nossas dicas!

Como fortalecer as unhas? Veja nossas dicas!

Seja por causa do uso produtos químicos ou mesmo pela falta de colágeno e outras vitaminas, as unhas ficam fracas e quebradiças. Se você está com esse tipo de problema, vamos te ensinar como fortalecer as unhas. Confira!

Ter unhas bonitas, longas e fortes é o desejo de muitas mulheres. Mas mesmo os homens e idosos também passam por essa dificuldade em algum momento da vida.

Fazer tratamentos químicos superficiais com o uso de cremes e produtos estéticos pode não ser suficiente para conquistar unhas fortes e bonitas. É importante cuidar da alimentação para atingir esse objetivo.

Se você deseja aprender como fortalecer as unhas, veja como fazer de modo prático e eficiente com as nossas dicas. Você vai arrasar!

Para que servem as unhas?

As unhas fazem parte de nosso corpo e são responsáveis pela defesa, proteção e sensibilidade dos dedos das mãos e dos pés.

Antigamente, nossos antepassados usavam as unhas como forma de defesa contra predadores. Porém, com o passar dos anos e com a evolução da sociedade, as unhas passaram a ter novas atribuições.

Se antes tínhamos unhas grossas, utilizadas como garras, hoje elas demonstram saúde e beleza quando estão bem cuidadas.

O que pouco se sabe é que elas são formadas a partir de proteínas como a queratina e o colágeno, que são responsáveis pelo crescimento e fortalecimento das unhas.

Unhas e cabelos fortes são o reflexo de nosso estado de saúde, a ausência de determinados nutrientes pode enfraquecê-los.

Veja a seguir como a alimentação te ajuda no processo de como fortalecer as unhas! Já explicamos aqui como repor o colágeno perdido na pele e como melhorar a elasticidade dela.

Como fortalecer as unhas? Veja nossas dicas!

Fatores que influenciam a saúde das unhas

Como dito, a unha é formada a partir da síntese de diversas proteínas, entre elas destacam-se a queratina e o colágeno. O reflexo da qualidade da alimentação é que pode fortalecer as unhas ou deixá-las quebradiças.

Se você tiver uma alimentação balanceada, com produtos naturais, mesclando verduras, legumes e proteínas, seu metabolismo irá produzir as proteínas e vitaminas necessárias para cada órgão.

Agora, o reflexo de uma alimentação péssima, com excesso de industrializados ou álcool, seu organismo terá deficiência de vários nutrientes.

Más hábitos alimentares influenciam a síntese correta dessas proteínas, o que pode atrapalhar o ciclo de renovação celular, especialmente quando temos situações, como:

  • exagero de alimentos com calorias vazias
  • consumo de álcool
  • vício de cigarro
  • falta de vitaminas e minerais

Reflexos da má alimentação no enfraquecimento das unhas

Ter apenas um desses hábitos acima já influencia seu metabolismo, agora imagine ter mais de um? Como você acha que estará sua saúde?

Os reflexos dessas atitudes estarão claramente em suas unhas!

Excesso de álcool: além de possuir calorias vazias, o álcool incha o corpo, provoca retenção de líquidos e atrapalha a síntese de proteínas e minerais, por causar estresse e dados as células de órgãos e tecidos.

Fumo: o cigarro prejudica a síntese de proteínas e o bom funcionamento de determinados órgãos do corpo. Isso resulta em uma alteração de vitaminas e nutrientes produzidos pelo organismo, como o colágeno, a queratina e diversas outras vitaminas, o que deixará as unhas fracas e quebradiças, além de amareladas.

Excesso de calorias: todo alimento ingerido em excesso pode provocar desequilíbrio no organismo, isso ocorre também com as calorias, que podem causar o surgimento de diversas doenças. Desde complicações no coração e fragilidade no sangue, até mesmo complicar a saúde das unhas, deixando-as sem oxigênio, com aparência arroxeada.

Falta de vitaminas: uma das formas de verificar a saúde das pessoas é por meio das unhas. Quando essas encontram-se saudáveis, há uma menor probabilidade de estarmos com déficit de vitaminas e minerais, porém, quando elas apresentam cores amareladas, estão quebradiças ou muito finas, são sinais que representam falta de nutrientes ao corpo.

Descubra como fortalecer as unhas com uma boa alimentação

Nosso corpo tem uma grande capacidade de se regenerar, produzindo as vitaminas necessárias para combater vírus e doenças, recuperando a saúde dos órgãos. Porém, para que isso ocorra, é necessário um cuidado especial com a alimentação, sempre balanceada.

Se você quer saber como fortalecer as unhas, uma fórmula mágica é ter uma alimentação muito rica em vitaminas, minerais e proteínas. Sabe aquela história do prato colorido? Pois é, tente ter refeições balanceadas, com verduras, legumes e frutas, que vão repor os nutrientes que o corpo precisa.

Você também pode adicionar uma suplementação de colágeno para equilibrar a quantidade da proteína no organismo, já que é ela a responsável pela saúde das unhas, cabelos e rigidez da pele e músculos.

Uma boa alimentação pode melhorar e muito a nossa capacidade fisiológica. Nisso, o consumo de legumes, verduras e frutas é essencial para equilibrar o organismo.

Dicas de como fortalecer as unhas

Veja algumas dicas para melhorar a sua alimentação para seu corpo ter os nutrientes essenciais que vão ajudar na dificuldade de como fortalecer as unhas. Aprenda:

  • consuma fontes de proteína: ingerir alimentos ricos em proteínas como ovo, laticínios ou carne vai te ajudar a melhorar a quantidade de proteínas disponíveis, além de fornecer substâncias precursoras para aumentar a síntese delas, essenciais para o fortalecimento das unhas
  • adicione fontes de minerais e vitaminas ao cardápio: legumes, verduras e frutas são fontes de energia de baixa caloria, além de possuírem água e diversos nutrientes como minerais e vitaminas. Eles são necessários para a síntese de proteínas que formam as unhas
  • pratique exercícios físicos: ao fazer exercícios, nosso corpo elimina diversos tipos de toxinas e melhora o fluxo sanguíneo, além de promover a oxigenação e fortalecimento da musculatura. Todos esses processos juntos melhoram a saúde do organismo, que será observada nas estruturas das unhas

Como fortalecer as unhas? Veja nossas dicas!

Você teve oportunidade de descobrir diversas formas de fortalecer as unhas. Além dessas, procure ter boas noites de sono, essenciais para o organismo se recuperar, e também beba muita água.

Seguindo esses passos, suas unhas vão crescer fortes e saudáveis, reflexo da normalidade do organismo.

Sempre estamos produzindo novos artigos para te ajudar a melhorar a qualidade de vida. Aqui, além de explicar como fortalecer as unhas, nós também já mostramos qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno e algumas dicas de como emagrecer o rosto.

Leve uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos, beleza e bem-estar. Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Gostou do nosso artigo que explica como fortalecer as unhas? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados