Como melhorar a elasticidade da pele?

Como melhorar a elasticidade da pele?

Conforme envelhecemos, algumas funções do nosso organismo são reduzidas. Isso é bem visível com o surgimento de rugas e a flacidez em diversas partes de nosso corpo. Quer saber como melhorar a elasticidade da pele? Ensinaremos algumas dicas simples. Confira!

Você sabia que é possível melhorar a textura da pele por meio de alimentos ricos em colágeno? Essa proteína é essencial para manter a elasticidade da pele, deixar cabelos e unhas mais resistentes e muitas outras coisas.

Por que envelhecer reduz a elasticidade da pele?

O envelhecimento é um ciclo natural, assim como a flor que depois de desabrochar, vai murchando lentamente até perder seu esplendor.

O ciclo de vida dos humanos é um pouco diferente e podemos estender por mais tempo nossa beleza exterior e a saúde da nossa pele.

Podemos caracterizar o envelhecimento como um processo natural de nosso corpo após chegar à idade adulta, mas também pode ser um ciclo antecipado ocasionado por excesso de álcool, fumo, má alimentação, falta de hidratação e outros hábitos.

Como consequência do tempo e de nossos atos, o nosso organismo passa a produzir menos colágeno e os sinais do tempo aparecem de diversas formas, em nossos rostos, braços, barriga e outros locais. A pele perde sua elasticidade e surgem as rugas, as linhas de expressões, a flacidez da pele em várias partes.

Saiba que com as atitudes certas, é possível aumentar a produção de colágeno ou mesmo a suplementação para recuperar a quantidade natural do nosso organismo. Deseja saber como melhorar a elasticidade da pele? Veja seguir!

Qual a importância do colágeno em nossa pele?

Como foi dito, o colágeno é o principal ajudante para manter a elasticidade da pele, mas você sabe porque essa proteína tem essa capacidade?

Primeiramente, saiba que o colágeno é uma proteína que é produzida naturalmente pela pele para manter a proteção natural, de modo a atuar como uma barreira protetora contra efeitos físicos e químicos que podem adiantar o processo de envelhecimento, como:

  • Radiação solar
  • Radicais livres
  • Toxinas

Além da função de proteção, o colágeno também atua para sustentar a pele e ajudar a manter sua firmeza, já que é um dos principais componentes da epiderme, está presente em grandes quantidades nas unhas e cabelos humanos também.

Após os 25 anos, nosso organismo passa a produzir menos colágeno de forma natural, esse fator pode ser agravado pelas situações que apresentamos antes. É nessa etapa que algumas pessoas começam a demonstrar os primeiros sinais de marcas de expressão.

Como melhorar a elasticidade da pele?

Como melhorar a elasticidade da pele? Descubra agora

Temos uma boa notícia: é sim possível fazer a reposição da elasticidade da pele por meio do consumo de cápsulas de colágeno e da mudança da alimentação.

Existem alimentos que estimulam a produção de colágeno em nosso organismo e essa é uma boa alternativa de como melhorar a elasticidade da pele. Veja a seguir!

Carnes bovinas e aviárias - Este tipo de alimento é um excelente exemplo de alimentos que contém altas doses de colágeno. Ao ingerir essas carnes, estamos consumindo muitas proteínas que serão transformadas no nosso organismo, melhorando a estrutura das fibras e ajudando a recuperar os índices de colágeno natural.

Uma dica para quem deseja uma quantidade maior de colágeno é adicionar ossos à caldos, como são os pedaços de galinhas e mocotó, eles contém tutano, composto que é rico na proteína.

Carne de peixe - Rica em ômega 3 e uma das mais saudáveis para o consumo, a carne de peixe deve ser adicionada ao cardápio de quem deseja melhorar a elasticidade da pele.

Os peixes possuem colágeno nas escamas e o ômega 3 é importante para proteção e renovação celular, diminuindo as inflamações e contribuindo para melhorar a firmeza e elasticidade da pele.

Vitamina C - Adicionar frutas como laranja, limão e kiwi a dieta pode ser uma dica excelente para quem deseja encontrar uma solução de como melhorar a elasticidade da pele. A vitamina C é essencial no processo de síntese do colágeno no corpo!

Outra maneira de ingerir vitamina C é aumentar o consumo de verduras escuras, como rúcula, couve e espinafre.

Inserir alimentos ricos em enxofre - Azeitonas, alho, cebola, pepino e banana podem ajudar a estimular a maior produção de colágeno do corpo, já que estes alimentos são ricos em enxofre. Este mineral é essencial para o bom funcionamento da bile, fluido que ajuda a digerir gordura e o bom funcionamento da digestão.

O enxofre também tem ação anti-inflamatória e antioxidante, atuando em conjunto com o colágeno na proteção do nosso organismo.

Beba muita água - A hidratação é necessária para o bom funcionamento dos nossos órgãos. Também é vital para a renovação celular e para que o nosso organismo metabolize os alimentos, transformando-os em nutrientes e energias que são essenciais para o corpo.

É recomendado o consumo médio de dois litros de água por dia, mas não existe nenhuma contraindicação sobre beber mais do que isso. Ou seja, sempre que puder, beba um pouco mais desse líquido sagrado.

Como melhorar a elasticidade da pele

É importante ter uma dieta saudável para combater os sinais do envelhecimento e melhorar a saúde e a aparência, preservando a elasticidade da pele.

Essas acima foram as nossas dicas de como melhorar a elasticidade da pele. Você pode ainda visitar um nutricionista para uma avaliação dos níveis de colágeno produzidos pelo seu organismo, ele pode recomendar a suplementação como uma alternativa.

Estamos aqui muito preocupado em te ajudar a encontrar as melhores dicas sobre qualidade de vida e cuidados com a pele, cabelo e outras partes do corpo. Veja, por exemplo:

Você conseguiu compreender como melhorar a elasticidade da pele? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados