Como repor o colágeno perdido da pele

Como repor o colágeno perdido da pele

Esta proteína produzida pelo nosso organismo ajuda a promover uma maior elasticidade e resistência de articulações, pele, unha, cabelo, atuando para para que os movimentos do corpo ocorram, os tendões e ligamentos tenham flexibilidade e, ao mesmo tempo, também resistentes. Mas e quando a sua produção é reduzida? Como repor o colágeno perdido da pele?

A presença de colágeno no corpo promove o rejuvenescimento, renovação de cartilagem, hidratação de pele e cabelo, consequentemente, a sua ausência faz surgir as linhas de expressão, danificam os cabelos, enfraquecem as unhas e uma série de outros problemas.

Outra atuação importante do colágeno é nas cartilagens presentes entres as articulações, ele evita que os ossos batam uns nos outros, causando desgaste e dor. Funciona como uma espécie de conexão entre eles.

Sinais de falta de colágeno

Porém, é na área estética que mais sentimos a diferença quando a produção de colágeno é reduzida por nosso organismo. Quando isso acontece, a pele deixa de ter o aspecto firme e jovem, já que o mesmo é o grande responsável por deixá-la mais bonita, firme e com menos rugas.

A redução do colágeno no corpo é logo percebida pela flacidez facial, acompanhada do surgimento de rugas e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca.

Ter hábitos de vida saudáveis, como praticar esportes e a não exposição excessiva ao sol podem ajudar, retardando o processo de envelhecimento da pele. O problema atinge todos os tipos de pele e começa a aparecer após os 30 anos de idade, principalmente nas mulheres, mas afeta também os homens em menor escala.

Como repor o colágeno perdido da pele?

Mesmo que você tenha percebido o surgimento desses sinais que apontamos acima, tenha calma, nem tudo está perdido. Você pode repor o colágeno perdido da pele por meio de uma alimentação balanceada e também com o uso de suplementação.

Você encontra uma variedade de alimentos que são ricos de colágeno como são os casos das uvas, tomate, brócolis, carne vermelha, mas também existem as opções de colágeno em cápsulas, em pó ou hidrolisado para consumir como suplementação.

É possível encontrar no mercado uma variedade de produtos à base dessa proteína, como os suplementos com colágeno tipo II, hidrolisado, em pó e em cápsulas. Além disso, os cremes hidratantes também têm, em sua composição, os tipos de colágeno que proporcionam benefícios para os cabelos, para as unhas e para a pele.

Aqui na Essence Caps você encontra algumas opções de colágeno em cápsulas para sua suplementação. Após consultar um nutrólogo ou nutricionista, ele irá recomendar uma dieta com a ingestão de uma determinada quantidade diariamente.

Se você quer entender como repor o colágeno perdido da pele, é interessante saber que alguns cosméticos também auxiliam na parte externa do corpo, favorecendo e estimulando a absorção da proteína pelo nosso organismo. Vale sempre consultar um dermatologista para conhecer melhor esses produtos e tratamentos estéticos recomendados para o seu caso.

Além das explicações sobre como repor o colágeno perdido da pele, nós também já mostramos aqui alguns outros conteúdos interessantes:

Alimentação ajuda a repor colágeno perdido da pele

Você também pode aumentar a quantidade de colágeno no corpo com uma alimentação que tenha forte presença de alimentos proteicos, que além de serem fontes de colágeno, ajudam a fornecer os aminoácidos essenciais para a constituição dessa proteína no corpo.

Dentre as opções de alimentos que devem fazer parte do seu cardápio estão:

  • as carnes vermelhas e brancas
  • ovos
  • peixes
  • queijos (preferencialmente brancos)
  • iogurte e derivados de leite
  • frutas cítricas e vermelhas
  • castanhas
  • nozes
  • amêndoas
  • aveia
  • soja
  • ostras

Para aproveitar bem as proteínas disponíveis nesses alimentos, é importante você avaliar o modo de preparo de cada um, já que esse é um fator que pode fazer com que as substâncias se percam. Para evitar que isso aconteça, vale a pena cozinhar os alimentos no vapor por um pequeno período e não armazená-los por muito tempo na geladeira.

Uma das dicas mais importantes para aproveitar os alimentos que ajudam a repor o colágeno perdido da pele é consumir logo em seguida ao seu preparo, assim nenhum nutriente será perdido.

Como repor o colágeno perdido da pele

Agora você já conhece as principais formas de como repor o colágeno perdido da pele. Não espere mais e comece agora a recuperar toda a vitalidade e elasticidade do seu rosto, favorecendo para um aspecto mais jovem e saudável.

Você quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Conseguiu compreender como repor o colágeno perdido da pele? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados