Como tratar cabelos quebradiços?

Como tratar cabelos quebradiços

Os cabelos são parte muito importante da identidade de homens e mulheres: eles emolduram e completam a beleza do rosto, são muito valorizados esteticamente e ainda são parte da expressão de identidade de cada pessoa. Como tratar cabelos quebradiços? Por que eles ficam neste estado? Descubra a seguir.

Seus cabelos são expostos a diversos tipos de agressões, por mais cuidados que sejam tomados com eles. Algumas dessas agressões são físicas e fogem ao controle, afinal, não há como evitar por completo a poluição, os raios solares diretos, ventanias, chuva, etc.

Por outro lado, também é muito comum que os cabelos sejam expostos a processos químicos e colorações, que deixam todo mundo mais bonito e atraente, mas agridem bastante os fios! Este tipo de ações pode gerar uma diminuição considerável da resistência das madeixas, ocasionando quebras, pontas duplas e até mesmo caída repentina.

Os cabelos quebradiços também podem ser sintomas da falta de colágeno no organismo, proteína responsável por dar flexibilidade e resistência aos fios.

O conjunto dos fatos acima tem como resultado fios fracos e danificados. Neste cenário, como tratar cabelos quebradiços? E o problema não escolhe vítima: pode acontecer com homens e mulheres, e em qualquer tipo de cabelo!

Os efeitos costumam ser terríveis para quem sofre com a pouca resistência e quebra das madeixas. Especialmente entre mulheres, enfrentar o espelho com fios de aparência desnutrida e pouco saudável pode gerar uma insegurança quanto a aparência, capaz de afetar a auto estima!

Como tratar cabelos quebradiços

Qual é a causa dos cabelos quebradiços?

Antes de falarmos como tratar cabelos quebradiços, é importante diagnosticar a origem do problema. Se os seus fios estão neste estado significa que houve uma destruição da microfibra da qual eles são constituídos. E isso pode ser ainda mais grave, danificando a raiz, o que é um problema bem complicado de se resolver.

As causas mais comuns de cabelos quebradiços têm a ver com o uso de química constante. Principalmente quando os produtos utilizados contêm uma substância chamada amônia em sua composição, como é o caso de alguns tipos de descolorantes.

O uso de tinturas é outro fator importante apontado por especialistas como causa dos temíveis cabelos fracos e quebradiços. Procedimentos como progressivas e permanentes também podem enfraquecer os fios e levar à sua ruptura. Até mesmo o uso de chapinha sem cuidado ou preparação de fios também é capaz de causar essa crise capilar.

E se não bastasse, os fatores naturais como a poluição e os raios de sol também são vilões importantes nessa história. Mas, não se preocupe: Vamos te ensinar direitinho como tratar os cabelos quebradiços!

Aprenda aqui como melhorar a elasticidade da pele e também como acabar com a flacidez da barriga.

6 dicas de como tratar cabelos quebradiços

Se você está passando por esse problema capilar, fique tranquilo. Com paciência, seus fios vão ganhar resistência e a vitalidade de antes, basta seguir as nossas dicas.

Use óleos essenciais

O uso de óleos como argan, monoi ou melaleuca ajuda a reconstruir a camada de proteção do cabelo. Abuse deles!

Para prevenir, aplique algumas gotas do óleo de sua preferência nos cabelos sempre que os lavar e deixe secar naturalmente. Não faça isso se for usar o secador, muito menos se fizer chapinha. O uso destes aquecedores vai fritar os fios oleosos, danificando-os de uma vez por todas.

Para um tratamento de choque, quando os cabelos já estão quebradiços, aplique uma quantidade generosa de óleo essencial uma vez na semana, deixe agir por 15 a 20 minutos e depois lave normalmente.

Capilisil

Esse é um ativo biotecnológico com uma alta concentração de silício orgânico e que tem serve para preencher os espaços escamados dos fios, justamente onde a microfibra capilar se rompeu.

O capilisil fortalece os fios, da raiz até as pontas, formando uma camada de proteção no cabelo.

Existem vários produtos com esse ingrediente ativo disponíveis no mercado. Procure um que contenha ao menos 3% em sua composição. E siga as instruções de uso!

Botox capilar

Essa é uma técnica já conhecida por quem já aprendeu em algum momento como tratar cabelos quebradiços. O botox capilar normalmente é aplicado em salões de beleza e age diretamente na estrutura dos fios, selando a cutícula e repondo a massa perdida como consequência das agressões sofridas pelas madeixas.

Com seu uso, a raiz e as pontas acabam ficando com a mesma espessura, ou seja, os fios são fortalecidos. E também é um procedimento excelente para eliminar as pontas duplas!

Cauterização capilar

Este também é um outro procedimento oferecido pela maioria de profissionais especializados em como tratar cabelos quebradiços. Comumente chamada de plástica dos fios, a cauterização capilar é uma opção para recuperar cabelos sofridos, que já estão em um estágio avançado de quebra.

Essa técnica repõe a queratina, vitaminas e também as proteínas perdidas em processos químicos, agindo de forma bem eficaz e profunda em relação à hidratação. Porém, antes de optar por este tratamento, é preciso verificar a real necessidade do cabelo por meio de uma avaliação profissional.

Caso contrário, pode haver uma saturação de queratina que deixará os fios duros, secos e terá efeito contrário: eles ficarão muito mais propensos à ruptura.

Creme para pentear e protetor térmico

Este é um produto super utilizado por quem tem o cabelo cacheado ou crespo, e um pouco subestimado pelas divas das madeixas lisas. Se é seu caso, repense!

O creme para pentear ajuda a desembaraçar o cabelo após a lavagem, diminuindo o atrito de pentes e escovas. Além disso, ele cria também uma barreira contra umidade exterior que vai ajudar bastante a manutenção dos fios lisos.

Já a proteção térmica ajuda a proteger os fios do secador, chapinha e babyliss. É importantíssimo usar um produto destes, tanto se você pretende aprender como tratar cabelos quebradiços ou evitar que ele aconteça!

Não é preciso utilizar uma grande quantidade: espalhe um pouquinho pelos fios ainda úmidos e faça a secagem normalmente. Você vai notar a diferença.

Hidratação caseira

Existem muitas receitinhas da vovó que ajudam a fortalecer os cabelos. Elas são bem efetivas! No entanto, é preciso ser realista: os resultados de tratamentos naturais são bem mais lentos.

Uma receita bem simples de como tratar cabelos quebradiços, rápida de preparar e efetiva, é o creme de abacate.

Basta pegar um abacate bem maduro, bater no liquidificador com um pouquinho (bem pouco!) de azeite de oliva e espalhar a mistura da raiz às pontas dos fios. Deixe agir por 25 a 30 minutos e lave os cabelos em seguida, normalmente.

Como tratar cabelos quebradiços

Suplementação de colágeno

Como explicamos acima, um dos primeiros sintomas da falta de colágeno no corpo é o aparecimento de cabelos quebradiços, unhas fracas e a pele ressecada.

Neste caso, o processo é um pouco mais lento, mas vai evitar que os fios fiquem fracos. Você deve fazer o consumo de cápsulas de colágeno e alimentos que ativam a sua produção natural no organismo. Veja alguns aqui!

Com isso, seu corpo voltará a ter níveis normais de colágeno e vai recuperar a flexibilidade e resistência dos cabelos.

Cuide da sua saúde capilar

Os cuidados com o couro cabeludo e os fios devem ser constantes para preservá-los, deixando-os belos e saudáveis. Prevenir é sempre melhor do que remediar, já que quando os cabelos quebradiços se instalam e as madeixas não recebem o tratamento adequado é necessário apelar a métodos de cuidado mais extremos e que podem pesar bastante no bolso.

Mas, e você? Tem algum método exclusivo de como tratar cabelos quebradiços? Conte para nós!

Essas são as nossas cinco dicas para você que procura alternativa de como tratar cabelos quebradiços. Aproveite e veja um outro artigo que preparamos para ensinar como é feito o cálculo do IMC.

Além dele, já falamos também sobre os cuidados básicos com a pele aos 30 anos e o que é bom para evitar a queda de cabelo.

Você pode se interessar também por uma dieta para homem perder peso ou aprender como fortalecer a pele do idoso.

Se achar que este artigo que ensina como tratar cabelos quebradiços é útil para algum amigo, aproveite para compartilhá-lo agora!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados