Cuidados com a pele aos 30 anos

Cuidados com a pele aos 30 anos

Já chegou a essas idade? Pare de se preocupar. É só manter os cuidados com a pele aos 30 anos e manter uma aparência linda e saudável.

Geralmente, aos 30 anos já se pode comemorar algumas vitórias como a aquisição de casa, carro, estabilidade financeira e/ou a escolha de um companheiro para a vida.

Muita coisa se transforma nessa etapa, algumas para melhor, outras necessitam de cuidado e atenção.

Nosso corpo acompanha essas mudanças após os 30 anos. Nessa época há o surgimento das linhas de expressões, tão temidas pelas mulheres, o colágeno sofre uma queda na produção natural, acarretando a flacidez da pele, começam a surgir também às manchas e rugas.

Assim, os cuidados com a pele aos 30 anos precisam ser aumentados. Previna-se!

Cuidados com a pele aos 30 anos

Quais são os cuidados com a pele aos 30 anos?

Algumas ações são importantes no dia a dia para preservar a saúde da pele, sua flexibilidade e reduzir os efeitos da ação do tempo. Descubra nossas dicas abaixo.

Use filtro solar – Tornou-se vital o uso diário do protetor solar, não só do rosto como em todo o corpo, evitando a incidência dos raios UV e a produção dos radicais livres.

Ao se proteger desta forma, você diminui e retarda a formação das linhas de expressão, das rugas, das manchas e, claro, do câncer de pele.

Entre os cuidados com a pele aos 30 anos está o uso diário de filtro solar com FPS40.

Use um bom hidratante – Fórmulas com ureia e/ou lactato de amônio ajudam na melhor absorção da pele.

Produtos a base de silicone impermeabilizam a pele e diminuem a perda de água pela transpiração. Hidrate o rosto e as mãos com a frequência.

Creme anti-idade – Após os 30 anos há uma diminuição da produção natural de colágeno no corpo. É importante suprir a perda e os cremes anti-rugas ativam a produção dessa proteína.

Os produtos mais recomendados são à base de ácido hialurônico e ácido retinoico ou tretinoína.

Tome suplementos – Vitaminas A, B, C, D e E possuem funções exclusivas para a renovação celular e ajudam na produção de colágeno.

Faça uma avaliação médica para identificar quais vitaminas você tem deficiência e identifique aquelas que precisará fazer a reposição via suplementação.

Existem cosméticos que ajudam a repor as vitaminas C e E, aquelas que combatem o fotoenvelhecimento e reduzem as manchas e marcas da pele.

Alimentação saudável – O aumento dos radicais livres no corpo está ligado diretamente a carências nutricionais de vitaminas A, E, C e de minerais como selênio e zinco.

Refeições balanceadas com fibras, vitaminas e minerais presentes em frutas, vegetais e oleaginosas estão entre os cuidados com a pele aos 30 anos.

Peeling e luz pulsada – Estes procedimentos são indicados para quem tem cicatrizes, sofre com acne, rugas, estrias e olheiras. Eles removem as manchas e estimulam a produção de colágeno. A luz pulsada ainda melhora a textura da pele, dando luminosidade.

Demaquilante – Se você tem uma profissão que exige permanecer maquiada por muito tempo ou mesmo não abre mão do uso de uma make, o cuidado é essencial com a retirada dos produtos do rosto para evitar o ressecamento.

Não é recomendável manter-se muitas horas com produtos químicos na pele. É aconselhável o uso do demaquilante ou um sabonete líquido infantil para retirada da maquiagem. Evite o uso de sabonete comum ou produtos à base de álcool, pois podem ressecar o rosto.

Cuidados com a pele aos 30 anos

Por que a pele envelhece?

Algumas teorias tentam explicar o processo que acarreta o envelhecimento da pele humana. Alguns estudos indicam que os radicais livres são os principais responsáveis pela desidratação e ressecamento do tecido da pele.

Além dos radicais, a poluição, radiação ultravioleta, cigarro, álcool, estresse, consumo de gorduras saturadas e excesso de sódio também afetam a saúde da pele.

Fatores como influências genéticas e hormonais também podem ajudar ou não a manter a pele saudável.

Sinais do envelhecimento da pele

  • redução da espessura
  • diminuição do colágeno
  • diminuição da elasticidade
  • pigmentação desigual
  • diminuição da capacidade de renovação das células
  • diminuição da hidratação

Ao perceber algum dos sintomas acima, fique atento. É só um sinal de que existe deficiência em algum nutriente e você precisa tomar alguns cuidados.

A ausência de colágeno também pode enfraquecer as unhas e deixar o cabelo quebradiço. Os cuidados com a pele aos 30 anos passam por processos de prevenção, afinal, alguns dos processos são de difícil reparação.

Depois de ver as nossas dicas de cuidados com a pele aos 30 anos, veja aqui a lista dos alimentos que ajudam a emagrecer a barriga e descubra como reduzir as medidas do rosto.

Você pode se interessar também por aprender como é feito o cálculo do IMC ou ver o que é bom para evitar queda de cabelo.

Se achar que este artigo que explica os principais cuidados com a pele aos 30 anos pode ser útil para alguma amiga, aproveite para compartilhá-lo agora.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados