Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno

Se você é atento ao mundo da beleza e estética, com certeza já ouviu falar muito sobre o colágeno. O problema é que ficamos perdidos no meio de tanta informação! Os benefícios que essa proteína promovem são muitos, mas qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

Já falamos aqui sobre as diversas maravilhas que o colágeno promove em nosso organismo como, por exemplo, sua eficiência para fortalecer a pele do rosto e também como ele atua para da força e beleza aos cabelos.

Dessa vez vamos explicar melhor com qual idade pode tomar colágeno. Continue lendo!

O nosso corpo produz colágeno de forma natural durante a infância e a adolescência, mas isso muda com o passar dos anos. Seja por estilo de vida (fumo e álcool), por estresse, má alimentação, poucas horas de sono e falha na hidratação, ou ainda menopausa, essa produção natural é reduzida, precisando ser reposta por suplementação.

Será que é o seu caso? Vamos revelar aqui qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno. Acompanhe!

Você sabe o que é colágeno?

O colágeno é o tipo de proteína mais abundante do nosso corpo. Ele é extremamente importante por sua função estrutural, ao formar grandes redes de fibras que dão estabilidade aos tecidos corporais conjuntivos. A proteína é encontrada na pele, ossos, tendões, cartilagens, veias, músculos e na camada córnea dos olhos.

Com o passar dos anos, porém, essas redes vão ficando mais frouxas e geram a tão temida flacidez da pele. Além disso, a diminuição da quantidade de colágeno no organismo contribui para a redução da densidade óssea, flacidez muscular e para perda de elasticidade e de força motora nas articulações e nos ligamentos.

Se você tem algum dos sinais acima, fique atento, talvez já esteja na idade ideal para começar a tomar colágeno.

Entendendo que esses efeitos são incômodos esteticamente e influenciam a própria saúde das pessoas, pesquisas sobre produtos para repor o colágeno natural começaram a acontecer e até hoje são feitas em diversas universidades de todo o mundo.

Com base nestes estudos, chegaram ao mercado diversas formas de suplementação para repor a proteína. É possível encontrar opções de cápsulas de colágeno ou ele em pó. O consumo recomendado é de 10 gramas diárias, sempre acompanhado de uma fruta rica em vitamina C.

Ao visitar o seu nutricionista, dermatologista ou nutrólogo, ele poderá avaliar quais são as suas necessidades e se você está na idade ideal para começar a tomar colágeno. Essa orientação é sempre necessária!

Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

Então, qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

De acordo com pesquisadores, a partir dos 30 anos o corpo começa a perder colágeno natural. O levantamento apontou que o organismo perde em torno de 1% da proteína ao ano a partir da idade acima.

Entretanto, a suplementação com colágeno pode começar antes dessa idade. Algumas pessoas que questionam qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno encontram indivíduos que iniciaram o consumo antes e que estes preservam a saúde da pele, os cabelos belos e resistentes, além da manutenção da rigidez muscular.

Existem pessoas que começam a reposição de colágeno a partir dos 25 anos, enquanto que já encontramos profissionais que recomendam a suplementação até antes como uma forma de prevenir os efeitos pela diminuição gradual da proteína.

Principais benefícios do colágeno

Bom, você chegou aqui todo curioso para saber qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno porque soube de um dos diversos benefícios dessa proteína, acertei? Ela é tão maravilhosa que realmente temos que tomar os cuidados para preservar a quantidade e não sofrer com a sua ausência.

Para te mostrar a importância do colágeno, listamos alguns dos benefícios que ele promove no organismo:

  • Efeito anti-idade
  • Aumenta capacidade antioxidante
  • Previne e trata osteoporose e osteoartrite
  • Efeito anti-inflamatório
  • Melhora a cura de feridas
  • Reduz risco de doenças cardiovasculares
  • Possível efeito antitumoral
  • Efeito positivo nos níveis de colesterol, triglicerídeos e LDL no sangue

Só tomar o colágeno é suficiente?

Não! É necessário pensar no nosso corpo como um organismo só, que funciona bem se cuidar dele como um todo e não em substâncias isoladas. É importante fazer esse alerta, já que o consumo em excesso do colágeno, seja qual for a idade, pode provocar reações negativas e não os benefícios normais.

Não entendeu? A gente te explica!

Por exemplo, a vitamina C é extremamente importante na formação de colágeno. Fazer suplementação de colágeno e estar com deficiência de vitamina C pode ser a mesma coisa que nada!

O colágeno que ingerimos não vai direto para a pele, ele é digerido e transformado em aminoácidos, que se juntam com outros aminoácidos e formam novas fibras de colágeno! Ou seja, com pouca vitamina C para auxiliar neste processo, o ciclo não será completo.

Outras substâncias, como a vitamina A e o zinco também são importantes no metabolismo do colágeno. Diante disso, se você acha que está na idade ideal para começar a tomar colágeno ou já sente os sinais que indicam a sua falta no organismo, daremos alguns conselhos a seguir.

Você aceita?

Procure um profissional especializado e de confiança

A automedicação não é o melhor caminho. Isso também ocorre na suplementação, visto que precisamos de orientação quanto a complexidade de substâncias que se relacionam no nosso corpo.

Além disso, cada organismo é único e a sua necessidade de reposição de colágeno pode ser diferente daquela sua amiga ou do professor da academia.

Sendo assim, para que seja feita uma avaliação correta do seu caso e avaliar se você já está na idade que pode tomar colágeno, nossa recomendação é que procure um nutricionista e/ou médico para te auxiliar.

Com essa atitude você poderá acompanhar a evolução do tratamento com colágeno e também evitará o desperdício de dinheiro!

Qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno?

A prevenção é a melhor forma de combate às rugas

Seja qual for o problema, a prevenção será sempre o melhor remédio. Você já ouviu isso em algum lugar? Seja na manutenção do carro ou mesmo nos cuidados com o nosso corpo, estar em dia com os exames médicos é muito importante para neutralizar os problemas que podem surgir.

Mesmo que as rugas não estejam presentes e que você ainda não tenha percebido a chegada dos sinais da evolução dos tempos, é importante já tomar os cuidados necessários para preservar a saúde da pele, sua tonicidade e o seu colágeno.

A prevenção contra o surgimento das rugas pode ser feita com o uso de protetor solar, alimentação diversificada e saudável, evitar o uso de cigarro, beber bastante água e ter horas de sono suficientes.

Se você já tem mais de 25 anos já está na idade que pode tomar colágeno, mas nada de exageros.

Adicione exercícios físicos e uma alimentação balanceada, fuja do tabaco e faça a suplementação do colágeno para manter a pele saudável e a aparência sempre jovem.

Esperamos ter esclarecido a você qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno e como ele é benéfico a nossa saúde. Ficou com alguma dúvida?

Temos aqui um especial que explica como cuidar da pele no inverno e também ensinamos como calcular o IMC.

Nós queremos te ajudar a melhorar a qualidade de vida, os cuidados com a pele, cabelo e também apresentar dicas incríveis de alimentos e exercícios que vão auxiliar a perder peso. Além de detalhar qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno, veja também:

Depois de descobrir com qual idade pode tomar colágeno, aproveite para cuidar já da sua alimentação e invista na sua saúde e daqueles que você ama. Beba muito líquido e também pratique exercícios físicos.

Quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos, beleza e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Gostou do nosso artigo que explica qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos textos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados