O que é bom para evitar a queda de cabelo?

O que é bom para evitar a queda de cabelo?

Ver as madeixas caindo é o pesadelo de homens e mulheres, causa muito incômodo e gera uma baixa na autoestima da pessoa. Mas saiba que antes de deixar o problema se agravar e ter que pagar caro por tratamentos estéticos e implantes, explicaremos o que é bom para evitar a queda de cabelo com algumas mudanças na sua rotina.

Quer saber do que estamos falando? Continue lendo que você descobrirá.

O que pode causar queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema temido, muitas vezes, puramente pela estética. Porém, precisamos estar atentos aos primeiros sinais, pois pode ser indicação de alguma deficiência nutricional ou de alguma doença mais séria.

Por isso, se o caso for mais acentuado, é importante buscar o acompanhamento com um dermatologista para avaliar a situação e solicitar exames para um diagnóstico mais preciso, assim como encontrar o tratamento adequado.

Se o seu caso de queda de cabelo tiver algum histórico familiar, por causa da genética, a má notícia é que pode não ser reversível.

Entre as principais causas de queda de cabelo estão:

  • Uso de antidepressivos ou remédios
  • Excesso de vitamina A ou B
  • Gravidez
  • Alterações hormonais
  • Anemia
  • Estresse

Ao consultar um dermatologista, ele poderá identificar o fator que provoca a sua queda de cabelo para então recomendar o tratamento ideal.

Perder alguns fios é algo bem normal, mas se você percebeu que ficou intensificado, leia abaixo o que é bom para evitar a queda de cabelo e faça as mudanças necessárias para neutralizar o problema.

Ciclo de crescimento do cabelo

Os fios são compostos de diversas células que seguem seu processo natural de renovação. Eles nascem fortes, brilhantes, crescem e depois vão enfraquecendo e caem. Cada fio segue seu próprio ciclo, por isso, mesmo que você corte ele hoje e deixe alinhado, em uma semana já terá um comportamento diferente.

O ciclo de vida do cabelo tem várias fases: anágena, catágena e telógena. A primeira é a mais longa e pode durar até seis meses. Ela vai do nascimento até o fim do crescimento de cada fio de cabelo. A segunda fase, dura poucas semanas, que é o período de maturação do fio. A etapa final, telógena, é o encerramento da vida e a queda.

Uma pessoa saudável perde cerca de 100 fios de cabelo por dia. Veja aqui alguns dos principais benefícios do colágeno para o cabelo.

O que é bom para evitar a queda de cabelo?

O que é bom para evitar a queda de cabelo? 5 dicas

Ao perceber os principais sinais de perda de cabelo, é importante você avaliar alguns atos na sua vida e mudá-los o quanto antes. Vamos lá?!

Tenha uma alimentação mais saudável - Você sabia que seu cabelo pode estar fraco por causa da sua alimentação? A falta de vitaminas, minerais e proteínas afetam a saúde capilar. É importante balancear um cardápio com peixes, ovos, carne, leite e derivados, ricos em proteína, contendo aminoácidos importantes como a queratina e colágeno, que fortalecem e protegem os fios.

É importante também a ingestão de alimentos ricos em vitaminas A e C, como são os casos de cenoura, beterraba, tomate, mamão, laranja, limão, morango e abacaxi, por exemplo. Ao ingerir estes itens seu organismo vai ampliar a produção de colágeno, proteína essencial para manter a flexibilidade e estrutura dos fios do cabelo.

Alguns minerais importantes são o zinco e o ferro. A deficiência do primeiro pode deixar o cabelo quebradiço e fino. No caso do segundo, é importante pois está associado à oxigenação de tecidos, inclusive do couro cabeludo.

Ou seja, uma alimentação balanceada, saudável e diversificada é essencial se você está pesquisando o que é bom para evitar a queda de cabelo. Isso será bom para a saúde dos fios, das unhas e também preservar a hidratação da pele.

Pratique exercício físico - A boa e velha combinação de alimentação saudável + atividade física é extremamente benéfica para o cabelo saudável! Ao praticar algum esporte, você vai contribuir para melhorar a circulação sanguínea como um todo, necessária para o desenvolvimento capilar.

Além disso, a atividade física faz com que ocorra melhora na qualidade respiratória. Isso vai melhorar a oxigenação no bulbo capilar, também favorecendo o crescimento e o desenvolvimento saudável do cabelo.

Porém, CUIDADO: alguns suplementos usados nas academias, como a creatina, podem aumentar os níveis de um hormônio chamado Di-hidrotestosterona, que possui uma relação importante com a calvície. Neste caso, conte sempre com a ajuda de um profissional.

Diminua o estresse - Quer saber o que é bom para evitar a queda de cabelo? Descanse e melhore a qualidade do seu sono. O agito das grandes cidade e a correria do dia a dia provoca um descontrole hormonal e a produção de cortisol, o que pode levar a problemas capilares.

O que fazer para combater o estresse? Uma das práticas mais recomendadas é a do exercício físico, que libera a endorfina, promovendo relaxamento e prazer. Você pode também fazer meditação ao final de cada dia, essencial para relaxar os nervos.

Corte os maus hábitos - O excesso de consumo de álcool e fumo provoca obstrução dos vasos sanguíneos, reduzindo a circulação aos folículos capilares, o que é prejudicial ao crescimento de cabelo.

Falta de limpeza - Cada tipo de cabelo exige um cuidado específico. Contudo, o uso de água muito quente durante o banho pode danificar a estrutura dos fios. Além disso, a falta de higienização aumenta a oleosidade, que provoca o surgimento de fungos e descamação, danificando a saúde capilar.

Se notar queda acentuada, procure um dermatologista - Como explicamos acima, queda média de 100 fios ao dia é super natural. Contudo, se as madeixas caem com mais frequência é necessário visitar um profissional.

Além das atividades acima, procure beber muita água. Ela vai ajudar na renovação celular e hidratação da pele e do couro cabeludo, mantendo o crescimento saudável dos fios de cabelo.

Essas foram as informações que conseguimos para te explicar o que é bom para evitar a queda de cabelo. Seu caso está apenas no início? Coloque em dia essas atividades e veja normalizar a sua saúde capilar.

Temos aqui algumas sugestões de alterações na rotina para acabar com a flacidez na barriga e dicas de como cuidar da pele no inverno.

Depois de ler as dicas sobre o que é bom para evitar a queda de cabelo, aproveite para conferir o nosso especial que explica como fortalecer a pele do idoso e também ensina como calcular o IMC.

Cuide da alimentação e invista na sua saúde e daqueles que você ama. Beba muito líquido e também pratique exercícios físicos para evitar a queda de cabelo.

Quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos, beleza e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Gostou do nosso artigo que explica o que é bom para evitar a queda de cabelo? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados