O que o colágeno faz no corpo?

O que o colágeno faz no corpo?

Essa é a principal proteína estrutural do nosso corpo e tem origem animal, produzida pelo próprio organismo nos primeiros anos de vida. Quer entender o que o colágeno faz no corpo? Leia este conteúdo até o final.

A principal função do colágeno é dar firmeza, sustentação e elasticidade à pele, cartilagens, músculos e estruturas do corpo que não precisam da sustentação dos ossos.

O colágeno pode ser encontrado em nosso organismo e também em alguns alimentos específicos. Durante a digestão, ele é transformado em aminoácidos, que são usados na síntese de proteínas para todo o corpo.

A queda dessa proteína em nosso organismo acontece por causa do envelhecimento precoce e estresse, provocando o surgimento de rugas, celulites e flacidez. Uma das coisas que o colágeno faz no corpo é dar firmeza à pele e ele que pode ser encontrado em alimentos e até em cápsulas.

Diversas áreas do corpo sofrem com a ausência do colágeno. Unhas e cabelo ficam mais fracos, rugas e linhas de expressão aparecem no rosto, barriga e outros músculos ficam mais flácidos, além de lesões por causa da fragilidade das articulações.

Como você pode ver, são várias as funções que o colágeno faz no corpo, a sua ausência provoca um colapso em várias atividades.

O que o colágeno faz no corpo?

Você já sabe que essa proteína é a principal responsável pela manutenção da beleza da nossa pele, mas vale destacar ela também está presente em outras funções essenciais para o organismo. Descubra a seguir o que o colágeno faz no corpo:

  • Hidrata e dá elasticidade a pele
  • Reduz o surgimento de rugas
  • Fortalece a unha, cabelo, ossos e articulações do corpo
  • Ajuda na perda de peso e dá saciedade ao organismo
  • Ajuda na recuperação de cicatrizes
  • Evita as chamadas úlceras de pressão, que são lesões que se formam na pele quando uma parte do corpo fica muito tempo na mesma posição
  • Fortalece a saúde dos dentes
  • Melhora a resistência dos músculos
  • Ajuda na saúde e equilíbrio hormonal
  • Desintoxica o fígado
  • Regula a produção de insulina
  • Reveste a parede do intestino e combate inflamações

O colágeno traz benefícios dentro e fora do corpo e, mesmo com a queda da produção natural que ocorre após os 25 anos, é possível aumentar sua ingestão por meio de consumo de alguns alimentos ou mesmo por suplementação.

O que o colágeno faz no corpo?

Posso ingerir colágeno diariamente?

Nutrólogos e nutricionistas recomendam o consumo diário de cerca de 10 gramas de colágeno em cápsulas ou em pó, ou ainda por meio da ingestão de alimentos ricos na proteína.

Com o avanço dos anos, principalmente pessoas que passam dos 30 anos, costumamos sofrer com os sinais do tempo e a queda da produção natural de colágeno de forma natural no organismo.

Com isso, alguns sinais como unhas quebradiças, cabelos frágeis, flacidez na barriga e braços, além de rugas, começam a surgir.

Para resolver esse problema, algumas boas novidades surgiram, e uma delas é a suplementação.

O consumo de colágeno em cápsula tem a promessa de contribuir para recuperar a elasticidade e vitalidade da pele, reduzindo a flacidez e até ajudando na dieta, já que provoca uma sensação de saciedade.

Você que já sabe o que o colágeno faz no corpo, entenda que é muito fácil encontrar opções de suplementação. Existe hoje a possibilidade de comprar cápsulas, água aromatizada, suco, gel ou ainda em formato de bombons.

Consulte com frequência seu nutricionista para avaliar o nível de produção da proteína por seu organismo. Ele será capaz de diagnosticar o volume e, se necessário, recomendar o consumo diário de cápsulas de colágeno.

Agora que você já sabe tudo que o colágeno faz no corpo, que tal começar hoje mesmo a consumir essa proteína tão importante?

Temos aqui um artigo que explica como aumentar a produção de colágeno no organismo.

Se você tem percebido o surgimento de rugas ou o cabelo sem brilho, que tal ler estes textos abaixo:

o que o colágeno faz no corpo

Você teve a oportunidade de descobrir aqui o que o colágeno faz no corpo e algumas opções de como repor a proteína se a sua produção estiver reduzida.

Visite seu nutricionista e não espere mais para investir na sua saúde. Você pode hoje mesmo começar a recuperar toda a vitalidade e elasticidade da sua pele, favorecendo para um aspecto mais jovem e saudável.

Além de explicar o que o colágeno faz no corpo, sempre apresentamos dicas de alimentos, suplementos e bem-estar para aqueles que desejam ter uma vida mais saudável, é o seu caso? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nosso Instagram.

Conseguiu entender o que o colágeno faz no corpo? Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e nos ajude a produzir novos artigos.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados