O que fazer para diminuir a flacidez da pele?

O que fazer para diminuir a flacidez da pele?

A ausência de vitaminas e proteínas, sedentarismo, consumo de cigarro e álcool e exposição excessiva ao sol vai deixar a pele flácida em várias partes do corpo. Hoje vamos ensinar o que fazer para diminuir a flacidez da pele. Vamos lá!?

A flacidez acontece quando as fibras de colágeno e elastina são degradadas a uma velocidade maior do que elas são produzidas e pode ser classificada como muscular ou tissular.

A flacidez muscular, por ser mais profunda, é mais difícil de tratar, ocorrendo com o fragilização dos músculos, comum em pessoas sedentárias ou com déficit nutricional, por exemplo.

Já a flacidez tissular, ou dérmica, refere-se ao estado da pele e pode ocorrer por muitos fatores, como exposição excessiva ao sol e até mesmo desidratação. É importante saber que, geralmente, ambas manifestam-se de forma associada.

Flacidez em homens e mulheres

A flacidez é mais recorrente em mulheres e há que se considerar as variações hormonais surgidas após gestações e agravadas, principalmente, após a menopausa.

Mas também ocorre em homens, especialmente com o avanço da idade, visto que uma das características do envelhecimento é a flacidez.

O que fazer para diminuir a flacidez da pele?

A importância do colágeno

O organismo reduz a produção natural de colágeno e elastina a partir dos 30 anos, forçando a reposição por meio de suplementação. De acordo com o estilo de vida, a flacidez pode ou não ser intensificada.

Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína natural desenvolvida pelo organismo humano e tem como função preservar a flexibilidade e resistência da pele, cabelos, unhas e articulações.

Estudos apontam que aproximadamente aos 50 anos o corpo produz apenas 40% do colágeno necessário para manter a firmeza a pele.

Você deve estar se perguntando, o que fazer para diminuir a flacidez na pele, certo? Fique tranquilo. Separamos algumas dicas para te ajudar.

Aproveite também para entender todos os benefícios do colágeno e como cuidar da pele aos 30 anos.

O que fazer para diminuir a flacidez da pele? 5 dicas

Acabar com o sedentarismo, investir em alimentos ricos em proteínas e colágeno e hidratação são algumas das soluções do que fazer para diminuir a flacidez da pele. Entenda!

Observe sua alimentação

Muitos alimentos são verdadeiros antioxidantes naturais, como as frutas cítricas, o açafrão, a aveia e a linhaça. Elas devem complementar a dieta diária.

Consuma também alimentos ricos em proteínas, desde carnes magras, ovos, quinoa, chia, amaranto e lentilha, pois as proteínas são elementos estruturantes das fibras de colágeno.

Alimente-se bem e não fique parado acumulando calorias.

Fuja do sedentarismo

Praticar atividade física regularmente tonifica a pele, evitando a perda de elasticidade. Escolha um exercício que te agrade e comece a praticar agora para diminuir a flacidez da pele.

A musculação é muito indicada neste sentido, considerando sua capacidade de fortalecimento das fibras musculares e a possibilidade de realização de exercícios para áreas específicas, como braços, pernas e abdômen.

Porém, se você prefere atividades ao ar livre, como caminhar, pedalar e nadar, fique atento a próxima dica sobre o que fazer para diminuir a flacidez da pele.

Evite ficar exposto ao sol

Não só a superfície cutânea, epiderme, como a parte mais profunda da pele, chamada de derme, são afetadas pelo sol. Além do envelhecimento precoce, a exposição excessiva aos raios ultravioletas certamente acarretam na flacidez, uma vez que a produção do colágeno fica comprometida.

Mesmo o processo de bronzeamento artificial pode ter resultado negativo ao longo dos anos.

Crie o hábito de aplicar protetor solar diariamente, de FPS igual ou superior a 30. Dê também preferência a hidratantes e maquiagens que contenham proteção em suas fórmulas.

Evite também os raios solares nos horários mais fortes, isto é, das 11 às 16 horas.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

O corpo humano é formado em sua maior parte por água e é ela que, além do tônus muscular e cutâneo, propicia todo o funcionamento de órgãos internos.

Ao ingerir bebidas alcoólicas, necessitamos de muitas moléculas de água para degradar o álcool. Quando a reserva de água está baixa, o organismo vai retirá-la dos tecidos periféricos.

Perder água acarreta em ressecamento da pele e até mesmo em descamação, diminuindo o viço e a elasticidade dela.

Pare de fumar

O cigarro é um grande vilão da saúde. Mesmo que você não fume muito, a dica para você que quer saber o que fazer para diminuir a flacidez da pele é: largue o vício imediatamente.

Fumar suprime oxigênio, diminui a chegada de nutrientes aos tecidos, devido a presença de milhares de substâncias tóxicas. Fumar causa rugas e envelhecimento precoce.

O que fazer para diminuir a flacidez da pele?

Agora que você já sabe o que fazer para diminuir a flacidez da pele, aposte nestes cuidados e os resultados serão visíveis.

Sempre produzimos conteúdos inéditos para te ajudar a reduzir a flacidez da pele e também a entender os sintomas da falta de colágeno no organismo.

Além de descobrir o que fazer para diminuir a flacidez da pele, nós já mostramos aqui qual a causa das unhas quebradiças, a idade ideal para começar a tomar colágeno e também algumas dicas de dietas para homem perder peso.

Se sentir necessidade, procure a ajuda de um médico, um dermatologista ou um nutricionista para uma orientação profissional e melhor avaliação do seu caso.

Você acabou de aprender o que fazer para diminuir a flacidez da pele e restaurar a aparência mais jovem. Aproveite e veja o nosso artigo que explica como cuidar da pele depois dos 50 anos e outro que ensina como evitar que as rugas aumentem.

Além de falar sobre o que fazer para diminuir a flacidez da pele, já mostramos também qual o melhor colágeno para comprar e como cuidar da pele morena.

Você pode se interessar também por aprender para que serve o colágeno hidrolisado e como tratar cabelos quebradiços.

Se achar que este artigo que explica o que fazer para diminuir a flacidez da pele é útil para algum amigo, aproveite para compartilhá-lo agora!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados