O que são as olheiras?

O que são as olheiras?

De repente, você se olha no espelho certa manhã e se dá conta de que seu olhar está emoldurado por marcas escuras, as tão temidas olheiras. Como elas surgem? Como evitá-las? Aprenda agora o que são as olheiras.

Muito relacionadas com noites sem dormir, as olheiras deixam o rosto com uma aparência cansada e envelhecida. Elas surgem com o avanço dos anos e também pela falta de colágeno no organismo.

Mas, o que são as olheiras, na verdade? Como é que você pode se livrar delas? É isso o que você vai descobrir neste artigo. Vamos lá!?

O que são as olheiras?

Olheiras, ou estase venosa infra orbital, são manchas de coloração escura, entre o azul e o roxo, que aparecem na região abaixo dos olhos. Elas também podem ser chamadas de hiperpigmentação periorbital, quando suas origens são crônicas, relacionadas com uma maior produção de melanina na região dos olhos.

Por que as olheiras aparecem?

Ao contrário do que se possa imaginar, as olheiras não estão conectadas apenas a noites mal dormidas.

Não existe apenas uma causa para a aparição de olheiras. Elas surgem por vários motivos. E cada caso é um caso!

Para entender o que são as olheiras e como elas aparecem, é necessário entender que, além de não dormir bem, os principais motivos para que elas surjam são estes que detalharemos abaixo.

Fadiga

O cansaço é um grande vilão quando falamos em olheiras. Pessoas que estão trabalhando demais podem vê-las em seu rosto com maior frequência!

Dormir em excesso

Por essa você não esperava, não é? Quem dorme demais também fica com olheiras! Por isso, mantenha seus períodos de sono em no máximo 8 horas por noite!

Perda de colágeno

Quando os níveis do colágeno de seu organismo baixam, a pele se torna menos firme, mais fina e perde sua coloração saudável natural. Assim, os vasos sanguíneos da região abaixo dos olhos se tornarão visíveis e deixarão a zona com aquela coloração mais escura.

Muitas horas frente a telas

Passar várias horas assistindo TV, no computador e até ao celular podem causar olheiras também. Isso se dá porque a pressão ocular é comprometida pelo brilho das telas, fazendo com que os vasos sanguíneos da região se expandam, deixando a zona ao redor dos olhos com uma coloração mais escura.

Alergias podem provocar olheiras

As reações alérgicas que atingem as vias respiratórias também fazem olheiras surgirem.

Nesse caso, o que acontece é que, durante um ataque alérgico, seu organismo libera uma substância chamada histamina. Essa substância causa uma série de sintomas desconfortáveis, como as coceiras, espirros e também a dilatação dos vasos sanguíneos.

Tudo isso unido aquela vontade incontrolável de esfregar os olhos resulta em olheiras.

Desidratação

Beber pouca água causa muitos problemas para seu organismo. E, acredite, as olheiras são o menor deles!

A falta de água no corpo leva a um ressecamento celular. Na região próxima aos olhos esse efeito se notará muito mais rápido porque é um local com menor gordura, muito mais próximo aos ossos.

A falta de água deixará os seus olhos fundos e com enormes manchas escuras!

Genética

Algumas pessoas tem as olheiras como característica genética. Sim, isso mesmo: elas podem vir ‘de família’.

Quando é essa a razão de seu aparecimento, as olheiras são notadas já no início da infância, e vão se tornando mais pronunciadas com o passar do tempo.

Olheiras podem ser sinal de doença?

Problemas relacionados à glândula tireoide também são causadoras de olheiras. Por isso, se você não se enquadra em nenhum dos casos comentados antes, vale muito a pena consultar um médico endocrinologista e verificar se está tudo bem!

O que são as olheiras?

Como eliminar as olheiras?

Existem vários tratamentos para eliminar as olheiras, desde as receitas de antigamente, que você pode fazer em casa, até modernos tratamentos médicos.

No entanto, os resultados dependem muito das causas do surgimento das manchas escuras baixo os olhos. Se você tem olheiras por causa da genética, por exemplo, tratamento caseiro nenhum vai conseguir tirá-las dali!

Dessa forma, antes de pensar em eliminar as olheiras, descubra o porque elas surgiram. Só assim poderá elaborar o plano de ataque ideal!

Truque caseiro contra olheiras - Aplique compressas frias

Para as causas pontuais, esse é o melhor tratamento contra olheiras!

Você pode gelar pedaços de gaze embebidos em um chá que favoreça a constrição (ou diminuição) dos vasos sanguíneos e aplicar sobre os olhos.

O chá de camomila é ótimo para isso!

Tratamentos médicos contra olheiras

Depois de descobrir o que são olheiras e perceber que elas se tornam uma constante em seu rosto, e suas causam são mais complexas, vale destacar que também existe solução. Os melhores tratamentos médicos disponíveis são:

  • peeling químico
  • tatuagem médica
  • preenchimento da área com substâncias favoráveis
  • implantes cirúrgicos sob a pele

Nesse caso, não tem como fugir. Somente um médico dermatologista poderá avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado!

Para a maioria das pessoas, as olheiras são esporádicas, surgindo de vez em quando e desaparecendo com a mesma velocidade. Elas podem ser apenas um sinal de cansaço ou falta de sono, ou a reação de seu corpo a uma alergia.

No geral, não é preciso se alarmar ao ver os círculos escuros sob os olhos. No entanto, se você notar que elas surgiram bruscamente e não deixaram mais seu rosto, é uma boa ideia procurar um médico e investigar o motivo.

O que são as olheiras?

Cuide da sua saúde com as nossas dicas

Explicamos aqui para você o que são as olheiras e também algumas dicas de como eliminá-las. Alguns cuidados com a sua alimentação são necessários para manter a rigidez muscular e preservar a saúde da pele.

Alguns alimentos ajudam o corpo a repor o colágeno que o organismo necessita, já que esta proteína tem sua produção natural reduzida a partir dos 30 anos, forçando a sua suplementação.

Depois de detalhar o que são as olheiras, aproveite também para entender como calcular o índice de massa corporal (IMC) e veja os cuidados com a pele no inverno.

Você pode se interessar também por ler o nosso artigo que mostra como fortalecer a pele do rosto ou descobrir com qual idade pode tomar colágeno.

Acabamos de explicar aqui o que são as olheiras, você também aproveitar para aprender aqui o que o colágeno faz no corpo.

Além de explicar o que são as olheiras, entenda aqui o que provoca queda de cabelo após o parto e qual é o melhor colágeno para comprar.

Gostou do nosso artigo que explica o que são as olheiras? Se achar que ele pode ser útil para alguma amiga ou conhecida que está passando por este problema, aproveite para compartilhá-lo agora!!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados