O que são rugas?

O que são rugas?

Fonte de grande preocupação estética por parte de homens e mulheres, essas marcas que aparecem no rosto são sinais de que o tempo passou e sua pele já não é tão jovem como era antes. Mas, de fato, o que são rugas? Como e porque elas surgem em seu rosto?

A psicóloga e escritora brasileira Luiza Gosuen disse uma vez que as rugas são como rios em uma floresta: trazem beleza, tranquilidade e definem caminhos, sendo a comprovação de que uma vida passou por diferentes momentos. Bonito, não? Você concorda com ela?

É uma maneira muito poética de se ver, mas a verdade é que ninguém quer levar as marcas do que viveu estampadas no rosto em forma de rugas, não é mesmo? Mesmo que sejam marcas de uma história cheia de sucesso!

Entenda o que são rugas

Rugas e linhas de expressão são sulcos, ou pregas, que surgem na superfície da pele. Elas são formadas quando há uma falha na estrutura desse órgão e um ou mais de seus componentes essenciais (como o colágeno e a elastina, especialmente) está abaixo dos níveis corretos.

As rugas começam a surgir ao entre os 25 e os 30 anos, em homens e mulheres, como parte do processo natural de envelhecimento e também um aviso da redução da produção natural do colágeno.

Para quem não sabe, é a partir desta idade que o organismo reduz gradativamente a capacidade de produzir essa proteína que é responsável pela tonicidade e elasticidade da pele.

O que são rugas?

Quais são os tipos de rugas que existem?

Aqui vai uma novidade: você sabia que as rugas não são todas iguais? Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Liede, na Bélgica, comprovou a existência de 4 tipos delas. Vamos entender o que são as rugas identificadas pelos belgas?

Ritidos ou rugas atróficas

Uma das primeiras a surgir e que são menos marcadas são as rugas atróficas, também conhecidas como ritidos. Elas desaparecem por completo quando você puxa e estica a pele.

É mais comum o seu aparecimento na região do rosto e do colo, mas isso não quer dizer que esse tipo de ruga não possa aparecer em outras partes do corpo.

Elas são os resultados diretos da perda do colágeno e da elasticidade sofrida pela pele, tanto pelo avanço dos anos como em razão de desequilíbrios em seu organismo, causados por agentes exteriores como o sol e tabaco, por exemplo.

Rugas elásticas permanentes

Conforme envelhecemos, o rosto e até as mãos ganham a companhia de algumas pequenas rugas elásticas e permanentes. Elas são percebidas pelas linhas de expressão mais profundas que aparecem na testa e região dos olhos, principalmente, conforme envelhecemos.

As rugas do tipo elásticas e permanentes costumam ser encontradas na base do pescoço, bochechas e parte superior dos lábios.

Elas podem surgir pelo processo natural de envelhecimento e por influência dos agentes exteriores. No entanto, a predisposição genética tem um papel importante sobre elas.

Muita gente nota que suas rugas permanentes se instalam nos mesmos locais onde seus pais as têm!

Linhas de expressão dinâmica

Este tipo de ruga é mais suave que as permanentes. Elas surgem no rosto como resultado dos movimentos musculares repetidos nas diversas expressões que usamos quando nos comunicamos.

Elas costumam surgir ao redor da boca, dos olhos e também na testa. Isso mesmo: ao franzir a testa demais, vão surgir as rugas sim. E se rir bastante, também.

Estas rugas são as que realmente correspondem à definição da escritora Luiza Gosuen, que você viu no começo deste texto.

Este tipo de ruga surge como um registro de experiências enquanto você vive a vida, com as risadas que dá, com as histórias que conta e as preocupações que têm. São o resultado de cada pequeno momento vivido!

Essas são as que menos preocupações te devem causar, de fato. Afinal, ter várias linhas de expressão dinâmica só significa que você desfrutou a vida e têm histórias para contar.

O que são rugas?

Rugas gravitacionais

O último tipo de rugas que se conhece são as gravitacionais, que surgem como consequência da ação da gravidade e dos anos vividos.

Quanto mais tempo passamos sofrendo a ação da gravidade, que puxa tudo para baixo, mais notáveis serão essas rugas.

Ainda de acordo com o estudo belga que foi citado antes, essas rugas são mais aparentes em pessoas mais magras, já que as gorduras do rosto darão maior sustentação a pele, atuando como força contrária à da gravidade.

Pois é: quem tem mais gordura sob a pele tende a mantê-la no lugar durante mais tempo. Isso é uma boa notícia para quem está uns quilinhos acima do peso, não é mesmo?

Essas são as explicações do que são as rugas identificadas pelo estudo realizado na Bélgica.

Como evitar o surgimento das rugas?

Você viu acima na explicação do que são rugas que alguns casos não temos como controlar, principalmente quando falamos das ações da gravidade e também das linhas de expressão. Contudo, algumas mudanças no comportamento vão preservar a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce do rosto e do corpo como um todo.

Cuide do seu sono

A primeira coisa que você deve fazer é descansar. Muito tempo acordado e na frente das telas de TV, celular e computador vão desgastar a saúde da sua pele, retardar a renovação celular e favorecer a expansão dos radicais livres.

É aconselhável dormir entre 6 e 8 horas por noite, evitar o estresse do dia a dia e também ter atividades de relaxamento para aliviar a mente e corpo.

Tenha uma alimentação balanceada

Depois de entender o que são rugas e para evitar que elas tomem conta da sua pele é importante fortalecer a produção de colágeno e elastina. Você pode fazer a suplementação aliada a uma mudança no seu cardápio.

Fuja de frituras, alimentos industrializados, excesso de sódio e corantes.

Priorize uma alimentação balanceada com frutas, legumes e proteínas para evitar o surgimento das rugas.

Com esse cuidado você vai rejuvenescer a pele e eliminar a sua flacidez, tendo uma aparência bem mais jovem.

Evite exposição excessiva ao sol

O sol produz vitamina essencial para nós, mas em excesso ele é muito prejudicial a hidratação da pele e pode provocar até o surgimento de câncer.

A recomendação, neste caso, é evitar os horários em que o sol é mais forte, entre às 10h e 15h, e também fazer o uso diário de protetor solar para evitar o surgimento das rugas.

Como controlar o aparecimento de rugas?

Acima explicamos o que são rugas e como evitar que elas surjam. Mas se elas já chegaram e estão presentes, existem várias maneiras de controlar o aparecimento delas em sua pele:

  • por meio de exercícios faciais
  • com o uso de tratamentos cosméticos
  • intervenções médicas

No entanto, quando falamos em rugas o melhor mesmo é prevenir, e não remediar! Mesmo para quem ainda não tem sequer uma linhazinha de expressão, tratar da pele é essencial!

O sol é um dos maiores vilões no aparecimento de rugas. Por isso, não esqueça de proteger sua pele contra os raios solares mesmo em dias nublados ou chuvosos, para começar. Utilize um bom protetor, específico para a área do rosto e seu tipo de pele, com FPS superior a 15.

Se você está aqui lendo este texto sobre o que são rugas porque elas já aparecem no seu rosto, é melhor aproveitar para ler aqui como combater os radicais livres e também ver o artigo que ensina a diminuir a flacidez da pele.

O que são rugas?

Cuide da sua saúde com as nossas dicas

Explicamos aqui a você o que são rugas e também alguns cuidados para evitar que elas se ampliem. Além deste tema, já falamos de diversos assuntos por aqui. Por exemplo:

Estes acima são apenas alguns dos exemplos dos diversos textos que já preparamos para você. Além disso, sempre estamos planejando novos materiais. Acompanhe o nosso Instagram e fique por dentro das novidades.

Além de aprender o que são rugas, aproveite um tempinho livre para saber como emagrecer o rosto e também entender a partir de qual idade pode tomar colágeno.

Temos ainda dois textos bem interessantes, um que explica como tratar cabelos quebradiços e outro que mostra para que serve o colágeno hidrolisado.

Gostou do nosso artigo que explica o que são rugas? Se achar que ele pode ser útil para alguma amiga ou conhecida que está passando por este problema, aproveite para compartilhá-lo agora!!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados