Quais são os alimentos que engordam?

Quais são os alimentos que engordam

A preocupação com a saúde não é algo da atualidade, sempre esteve na vida das pessoas, permeando desde os hábitos saudáveis ou não que cada um mantém. Este tipo de assunto passa pelas diversas dietas que surgem de tempos em tempo. Ao elaborar suas refeições, muitos se perguntam quais são os alimentos que engordam, quais não engordam, e por aí vai.

Dentre os aspectos que muitas das vezes estão associados à saúde encontramos o aumento de peso constante e a luta para mantê-lo em equilíbrio. Para tanto, mais do que manter uma rotina com exercícios físicos e hábitos saudáveis, é necessário estar atento aos alimentos que podem tornar-se vilões da dieta.

De modo geral, a grande maioria dos alimentos pode ser consumida, uma vez que isso seja feito de maneira equilibrada e respeitando o limite de cada organismo.

Diante disso, é importante estar sempre atento ao que faz parte do seu consumo, uma vez que alguns alimentos são facilmente identificados como auxiliares no aumento da gordura corporal, mas têm outros que são aparentemente inofensivos, quando na realidade atrapalham demais no processo de emagrecimento.

Quais são os alimentos que engordam

Vilões do processo de emagrecimento

Se elaborarmos uma pesquisa e analisarmos uma série de respostas, várias pessoas vão responder que os pães, as massas e carboidratos são os alimentos que engordam e atrapalham a dieta.

Esta resposta não está incorreta. Consumidos em excesso, esses alimentos engordam, dado que contém uma quantia considerável de açúcares em sua composição.

Contudo, quando consumidos com moderação, este tipo de alimento é transformado em energia pelo organismo.

Outro alimento que é altamente rico em açúcar, mas que dificilmente seria citado como um vilão das dietas são as famosas barrinhas de cereais. Diferentemente do que a maioria acredita, se consumidas de maneira errada, elas atrapalham na busca por uma alimentação adequada.

Por causa da correria do cotidiano, muita gente consome as barrinhas de cereais com o objetivo de manter uma alimentação mais saudável. O problema é que a versão industrializada contém excesso de açúcar e até sódio em sua composição, sendo classificado como alimentos que engordam.

Uma dica é produzir as suas barrinhas em casa, controlando a quantidade de cada ingrediente, preservando os benefícios que ela pode trazer a sua alimentação, sem atrapalhar a dieta, evitando o excesso de açúcar.

Além destes, se você quer saber quais são os alimentos que engordam, precisamos falar das frituras e comidas obtidas por redes fast food. Enquanto o primeiro conta com níveis altos de gordura e calorias, o segundo extrapola nos níveis calóricos e de sódio que são recomendados.

Ainda que diversos alimentos sejam incrivelmente saborosos quando preparados fritos, tais como frango, peixes ou batatas, este tipo de preparo aumenta seu nível calórico, o que colabora diretamente no acúmulo de gordura corporal.

Uma opção mais interessante para fugir dos alimentos que engordam seria o preparo e consumo após cozinhar, grelhar, assar ou refogar, mantendo o sabor agradável, mas com menor número de calorias.

As refeições fast food, por sua vez, devem ser evitadas quando se busca por uma alimentação saudável e deseja perder peso. Os lanches contém uma grande quantia de sódio, o que causa retenção de líquido e aumento do peso corporal, além de serem ricos em calorias e gordura.

É de extrema importância estar atento ao consumo dos alimentos que engordam, já que mesmo os sorvetes, aparentemente inofensivos, são grandes fontes calóricas, especialmente quando acompanhados de caldas e outros ingredientes.

Um desses acompanhamentos mais comuns é o chocolate. Muita gente gosta de tomar sorvete acompanhado de chocolate branco, sendo que este é uma “bomba” de açúcar, acabando com a sua dieta e provocando o acúmulo de peso, aparecendo no topo dos alimentos que ajudam a engordar.

Quais são os alimentos que engordam?

Abaixo, resolvemos preparar uma lista com os tipos de alimentos que devem ser evitados. Confira:

  • Pães
  • Massas
  • Industrializados
  • Sorvetes com acompanhamento
  • Frituras
  • Fast food
  • Barra de cereal
  • Bebidas alcoólicas
  • Doces
  • Maionese e molhos de salada
  • Carnes processadas e embutidas
  • Refrigerante
  • Chocolate branco

Evite consumir algum desses alimentos que engordam em excesso se você quer vencer a batalha contra a balança.

Compreende-se, portanto, que quando falamos sobre quais são os alimentos que engordam, é importante estar atento aos níveis de açúcar que cada um apresenta, assim como a quantia de calorias e o modo de preparo. Busque por algo mais natural, sempre que possível.

Cuide da sua saúde com nossas dicas!

Nós sempre produzimos conteúdos inéditos para te ajudar a cuidar da pele, manter a beleza dos cabelos e a saúde das unhas.

Por exemplo,  além da lista dos alimentos que engordam, já mostramos aqui os principais benefícios do colágeno, ensinamos como cuidar da pele do idoso e como emagrecer o rosto.

Além de explicar quais são os alimentos que engordam, nas nossas redes sociais sempre apresentamos dicas e informações para o seu bem-estar e para melhorar a qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo que mostra quais são os alimentos que engordam? Ficou com alguma dúvida?

Quer levar uma vida mais saudável, receber dicas de alimentos, suplementos e bem-estar? Inscreva-se em nossa newsletter e também acompanhe nossos perfis nas redes sociais> Facebook, Instagram.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados