Qual a causa das unhas quebradiças?

Qual a causa das unhas quebradiças?

A falta de vitaminas, estresse, determinados estilos de vida, consumo exagerado de álcool e o cigarro atrapalham o bom funcionamento do organismo. Sabemos que a falta de cálcio vai comprometer a saúde dos ossos e do dente, mas qual a causa das unhas quebradiças?

Unhas fracas que se quebram com facilidade, onduladas, descamando e com crescimento lento podem indicar uma quantidade baixa de colágeno no organismo, mas pode ser também a falta de determinadas vitaminas, sinais de algumas doenças e muitas outras coisas.

Do que é composta a unha?

É uma formação de queratina com outras proteínas e 10% de água. Essas substâncias enrijecem as unhas e lhes dão a aparência de lâmina. Crescem normalmente 0,05 mm a 0,1 mm por dia.

Ao avaliar qual a causa das unhas quebradiças é possível descobrir se é uma doença, uma mania ou até mesmo o uso de produtos químicos. Encontrar os motivos que deixam a sua unha fraca para neutralizá-los é muito importante.

Qual a causa das unhas quebradiças?

Hábitos comuns que tornam as unhas quebradiças

Se você percebeu que as unhas ficaram mais fracas, porosas, onduladas ou descamando, avalie os seus cuidados diários e veja se está praticando algum dos atos a seguir:

Roer as unhas – esse é um costume que, sendo frequente, torna as unhas mais frágeis e quebradiças devido a pequenas lesões causadas pela mordedura.

Utilização de produtos de limpeza - limpar a casa com produtos químicos sem o uso de luvas ou outra proteção adequada para as mãos causa o ressecamento das unhas, deixando-as mais quebradiças.

Uso de acetona – o uso corriqueiro de acetona ou removedor de esmalte resseca a unha, deixando-a desidratada. Como consequência, vão aparecer manchas e você terá unhas quebradiças.

Pequenos traumas – algumas pessoas, por ansiedade, possuem o hábito de bater com as pontas dos dedos em superfícies duras. Esse comportamento repetitivo provoca pequenos traumas que tornam as unhas frágeis e fáceis de quebrar.

Como você pode ver, ao analisar qual a causa das unhas quebradiças, alguns dos motivos podem estar ligados ao comportamento inadequado. Fique atento!

Qual a causa das unhas quebradiças, pode ser doença?

Além das manias que podem deixar as unhas fracas, existem outro problemas graves que são percebidos por elas. Por isso é importante ficar atento aos sinais que o seu organismo está enviando.

Doenças da glândula tireoide – a hipotireoidismo e o hipertireoidismo provocam enfraquecimento das unhas. No primeiro caso, existe uma queda dos hormônios da tireoide, já o segundo é o excesso que causa o problema. Contudo, as duas situações são identificadas a partir da saúde das unhas.

Doenças dermatológicas – a falta de cuidados e limpeza pode fazer com que bactérias e fungos afetem a saúde das unhas. Onicomicose ou micose são algumas das doenças dermatológicas que podem aparecer nas unhas.

Anemia – esta doença é caracterizada pela diminuição da hemoglobina circulante, afetando a quantidade de oxigênio presente no sangue. E, se você ainda não achou qual a causa das unhas quebradiças, o motivo por estar aqui.

As unhas dependem do oxigênio para se fortalecer, sem ele, elas vão crescer fracas e vão se quebrar.

O que a má alimentação tem a ver com unhas quebradiças?

Alguns nutrientes são essenciais para que se obtenha cabelos, pele e unhas saudáveis e com boa aparência. Alimentos rico em ferro, vitamina D, zinco, selênio e vitamina B são indicados e estão presente em carnes, gemas de ovos, nozes e vegetais de folhas escuras.

Esses alimentos são a base para o corpo produzir o colágeno, proteína que fortalece as unhas, deixa os cabelos resistentes e a pele flexível e firme.

Cuidado com as dietas! - Quando muito restritivas e sem o acompanhamento de um nutricionista, as dietas podem ser bem prejudiciais. Elas podem reduzir a quantidade de um nutriente essencial e afetar o bom funcionamento de órgãos do nosso corpo.

Alimentos que contenham biotina, como são os casos de peixes de água salgada, gema cozida e grãos integrais, auxiliam na produção de queratina. Vitaminas C e E, presentes na laranja, limão, goiaba, kiwi, brócolis, couve-de-bruxela, grãos integrais e vegetais de folha verde escura contribuem na proteção e fortalecimento das unhas.

Qual a causa das unhas quebradiças?

Como deixar a unha forte e resistente?

Para fortalecer as unhas, alguns cuidados são necessários. Alteração do esmalte, na alimentação ou a reposição de colágeno são alguns dos processos que devem ser realizados para que as unhas cresçam fortes e resistentes.

Depois de descobrir qual a causa das unhas quebradiças, cada motivo vai exigir um cuidado especial para recuperá-la.

Unhas com coloração acinzentada e descamação – é indicação de insuficiência de zinco. Consuma nozes, frutos do mar, carne vermelha, aves e gérmen de trigo.

Unhas com aspecto de casca de ovo, enrugada – isso pode ser provocado pela deficiência de vitamina A. Ela está presente em alimentos como fígado, gema de ovo, óleo de peixes, cenoura, espinafre, manga e mamão.

Unhas com linhas escurecidas e com cor azulada – a falta da vitamina B12 provoca esse problema nas unhas. Ingira peixes como salmão, atum, truta, fígado, carne de porco, ovos, leite e derivados.

Unhas com linhas verticais esbranquiçadas – é um sinal de escassez de vitamina B3. Escolha frutas como goiaba, nectarina e pêssego, além de comer cereais em forma de farelo, gergelim, amendoim, batata-doce e abóbora.

Unhas achatadas e côncavas – este problema indica falta de ferro no organismo. Você pode repor ao comer carnes vermelha, brócolis, espinafre, couve, leguminosas, tofu, algas e aveia.

Além desses cuidados, você precisa preservar a saúde da unha. Use luvas ao fazer limpeza com materiais químicos, evite a remoção do esmalte com acetona e passe um óleo de banana antes de fazer as unhas para deixá-las hidratadas e evitar o ressecamento.

Além de descobrir qual a causa das unhas quebradiças, já revelamos aqui qual é a idade ideal para começar a tomar colágeno e também algumas dicas de dietas para homem perder peso.

Se sentir necessidade, procure a ajuda de um médico, um dermatologista ou um nutricionista para uma orientação profissional.

Você acabou de conferir qual a causa das unhas quebradiças e outros problemas e também os cuidados principais para deixá-las belas e fortes. Aproveite e veja o nosso artigo que explica como acabar com a flacidez da barriga e um outro que ensina como melhorar a elasticidade da pele.

Além de falar sobre qual a causa das unhas quebradiças, já mostramos também sobre os cuidados básicos com a pele aos 30 anos e uma lista de alimentos para fortalecer a pele.

Você pode se interessar também por aprender como aumentar a produção de colágeno no organismo e como tratar cabelos quebradiços.

Se achar que este artigo que explica qual a causa das unhas quebradiças é útil para algum amigo, aproveite para compartilhá-lo agora!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados