Qual é a função do colágeno?

Qual é a função do colágeno?

Você sabia que muitas atividades do organismo dependem de determinadas proteínas? Presente em quase todos os órgãos do corpo, o colágeno é o principal elemento fibroso da pele, dos ossos e tendões. Entenda a seguir qual é a função do colágeno no corpo humano.

O colágeno é uma proteína essencial para que toda a estrutura óssea e da pele tenham um bom funcionamento. Veja aqui os benefícios dele para o cabelo.

O corpo humano produz de forma natural o colágeno necessário para preservar o bom funcionamento dos órgãos, o crescimento das unhas e do cabelo e também manter a rigidez da pele.

O ideal é consumir alimentos que contribuam para que o corpo faça a reposição do colágeno necessário e também ter hábitos saudáveis, evitar cigarro e excesso de bebidas alcoólicas.

Com o passar do tempo, principalmente após os 30 anos, é comum o corpo perder a capacidade de geração natural de colágeno, proporcionando o envelhecimento da pele, o que faz surgir rugas, linhas de expressão e até manchas na pele.

Ou seja, é ideal que antes deste período você já faça uma suplementação do colágeno, evitando assim o envelhecimento precoce do rosto, que os cabelos fiquem quebradiços e as unhas fracas.

No entanto, antes de sair comprando qualquer produto por aí, que tal conhecer um pouco mais sobre essa proteína?

Neste artigo você vai entender qual é a função do colágeno, quais são os tipos que existem, se ele realmente funciona e muito mais!

O que é o colágeno e qual a sua função no corpo?

De acordo com o dr. Victor Sorrentino, o colágeno é a principal proteína estrutural que se pode encontrar em tecidos conjuntivos animais. Assim, o que ele faz em seu corpo é dar maior elasticidade e resistência, trazendo assim benefícios incríveis para a juventude de sua pele e a manutenção de órgãos, ossos e músculos.

Com a redução da proteína natural produzida pelo corpo, a suplementação torna-se necessária. Como escolher o ideal? Entenda mais a seguir!

Tipos de colágeno

Existem três tipos comercializados dessa proteína:

  • colágeno hidrolisado, que tem partículas reduzidas para fácil absorção
  • colágeno tipo 2, que vem a ser o tipo mais presente nas cartilagens e é encontrado em suplementos para o aumento de sua produção
  • pepto colágeno, que também é hidrolisado e tem como propriedade alcançar os peptídeos (os aminoácidos do corpo), sendo rapidamente absorvido pelo organismo, o que potencializa a sua função

Qual é a função do colágeno?

Qual é a função do colágeno?

Essa proteína é reposta em seu organismo de forma natural por meio de uma alimentação equilibrada, uma vida sem ansiedade e estresse e também por uma boa hidratação. Abaixo você vai entender melhor qual é a função do colágeno no corpo humano.

  • sustentar os ossos
  • sustentar a pele
  • dar elasticidade à pele
  • conferir proteção contra úlceras
  • melhorar o funcionamento intestinal
  • dar elasticidade aos tendões e ligamentos
  • acelerar o processo de cicatrização de feridas
  • reduzir as dores provindas da osteoartrite
  • ajudar a controlar a pressão arterial
  • contribuir para o crescimento das unhas
  • fortalecer o cabelo

Vários são os sintomas que podem indicar a deficiência de colágeno. Surgimento de rugas, manchas na pele e cabelos quebradiços são alguns. Veja mais aqui!

A suplementação de colágeno funciona?

Sim, o colágeno funciona. Segundo este estudo, seus efeitos sobre o aumento da densidade óssea são comprovados, o que leva a excelentes resultados em tratamento de artrite e osteoporose, por exemplo.

O autor desse artigo científico avaliou diversos estudos sobre a eficiência da suplementação de colágeno para manter a pele jovem, principalmente quando o corpo reduz a sua produção.

Ainda assim, a resposta a essa pergunta depende muito de cada organismo. Um estilo de vida não saudável, má alimentação e abuso de cigarro podem atrapalhar a eficiência do colágeno em determinadas pessoas.

A história se complica ainda mais se você usar a suplementação de forma errada, com níveis muito baixos ou muito altos. É importante ficar de olho e seguir direitinho as orientações, consumir em torno de 10 gramas diárias de colágeno e também melhor a sua qualidade de vida.

O que não se pode negar é que o colágeno é essencial para a saúde e traz muitos benefícios. A proteína consegue retardar o envelhecimento, o surgimento das rugas e a pele flácida.

Benefícios da suplementação de colágeno

Você viu acima qual é a função do colágeno e também alguns estudos sobre o sucesso da sua suplementação. Se a sua ausência provoca diversos problemas, quais são os benefícios da sua reposição?

  • auxilia a hidratar e deixar a pele mais elástica
  • dá fortalecimento aos ossos, cabelos, unhas e articulações
  • sacia e ajuda aqueles que querem perder peso
  • ajuda a manter dentes mais saudáveis
  • é importante para a saúde hormonal
  • evita inflamação intestinal
  • desintoxica o fígado e cura ressaca
  • mantém músculos mais resistentes
  • controla a insulina produzida

Em resumo, manter uma alimentação que tenha muitas proteínas de qualidade até os 30 e poucos anos irá te ajudar a produzir a quantidade certa de colágeno, sem dificuldades. Depois disso é que a coisa muda de figura.

Como há uma diminuição considerável da produção dessa proteína, será preciso fazer a suplementação do colágeno e também ter mais cuidado com a alimentação, a hidratação e também evitar exposição ao sol sem o uso de um bom protetor solar.

Mas antes de qualquer coisa, não subestime o poder que a boa dieta pode ter sobre a sua saúde! Coma bem, exercite-se e já será meio caminho andado para manter a produção de colágeno de forma adequada!

Qual é a função do colágeno?

Colágeno é importante para a boa saúde!

Todos os nossos movimentos e a forma como o corpo se manifesta são consequências de uma boa estrutura física. A saúde dos ossos e de todos os ligamentos dependem de uma peça fundamental: o colágeno. Ele faz bem para a pele, para a saúde intestinal e, ainda, existem alguns estudos avaliando o seu poder para prevenir o aparecimento do câncer!

Equilibre as suas vitaminas e todos os seus hábitos. Leia os rótulos das embalagens de suplementos e fique atento a indicação e modo de uso. É aconselhável buscar a orientação de um médico para avaliar como está a produção de colágeno por seu organismo e se já é o momento de fazer a reposição da proteína.

Agora que você já sabe qual é a função do colágeno e que ele é responsável por boa parte das funções do seu organismo, que tal compartilhar a sua opinião? Você já fez uso ou costuma usar o colágeno? Comente com a gente.

Cuide da saúde da sua pele com as nossas dicas

Mostramos aqui para você qual é a função do colágeno e sua importância para evitar o envelhecimento precoce. Veja também mais detalhes sobre os benefícios do colágeno e também como cuidar da pele madura.

Depois de entender qual é a função do colágeno, aproveite aprender a calcular o índice de massa corporal (IMC) e como emagrecer o rosto.

Você pode se interessar também por ler o nosso artigo que mostra qual é o melhor colágeno para comprar ou descobrir com qual idade pode tomar esse suplementação.

Acabamos de explicar aqui qual é a função do colágeno. Que tal ver como melhorar a elasticidade da pele?

Gostou do nosso artigo que explica qual é a função do colágeno? Se achar que ele pode ser útil para alguma amiga ou conhecida que está passando por este problema, aproveite para compartilhá-lo agora!!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados