O que provoca queda de cabelo após o parto?

O que provoca queda de cabelo após o parto

O período de gestação provoca uma alteração hormonal no organismo feminino. O corpo passa a consumir um volume maior de nutrientes e que, se não houver reposição, pode causar o surgimento de alguns problemas. Hoje vamos explicar o que provoca queda de cabelo após o parto.

A perda capilar é um fenômeno comum, estima-se que atinja mais de 150 mil pessoas ao ano apenas no Brasil, entre homens e mulheres. É considerada normal a queda de cerca de 100 a 120 fios ao dia. Qualquer quantidade acima deste volume exige atenção.

Cada fio possui um ciclo de vida e precisa se renovar. Todavia, quando se tem uma queda mais acentuada, isto é, entre 200 a 300 fios/dia, ocorre o que os dermatologistas chamam de eflúvio telógeno.

Se a sua dúvida não é sobre o que provoca queda de cabelo após o parto, mas sim sobre o surgimento de fios quebradiços, veja aqui como recuperá-los.

Quando a queda de cabelo acontece em gestantes e parturientes, os especialistas denominam este problema como eflúvio telógeno gravídico.

O aumento do volume de fios perdidos pode ser percebida no dia a dia, chamando atenção a quantidade de cabelo encontrado nas escovas e ralos do banheiro, por exemplo.

Alterações na gestação

Com certeza você já notou as inúmeras transformações que ocorrem no corpo da mulher após o nascimento de um bebê. Perda de peso, aumento dos seios, mudanças no metabolismo e apetite, flacidez na pele, variações de humor e até alterações na aparência dos cabelos são muito comuns.

Para entender o que provoca a queda de cabelo após o parto é preciso analisar essas alterações e avaliar quais estão normais por causa do período gestacional e quais estão fora do comum.

Enquanto a maioria das mulheres relatam ter cabelos sedosos, fortes, com brilho e sem frizz durante os primeiros meses da gestação, não é o que se escuta com a chegada do bebê.

Os cabelos volumosos e fortes se perdem a cada dia e dão lugar a mechas opacas e quebradiças, o que, com certeza, causa muita preocupação nas mulheres. Mas o que provoca queda de cabelo após o parto? É o que buscaremos compreender.

O que provoca queda de cabelo após o parto?

O que provoca queda de cabelo após o parto?

A gravidez traz consigo muitas transformações e o organismo feminino se modifica intensivamente a cada dia, um processo complexo e sincronizado de preparação do corpo para abrigar o bebê em seu interior por longos 9 meses.

Com a placenta em formação, ela secretará quantidades extremamente elevadas de estrogênio, progesterona e gonadotrofina coriônica - um trio fundamental para o desenvolvimento e manutenção fetal.

Os meses passam e a futura mamãe inaugura novas rotinas, sintomas, sensações e hábitos até a chegada do filho. Emoções como ansiedade, estresse e fadiga são frequentes, podendo alterar o metabolismo e saúde dos fios do cabelo.

Depois, com o colostro já sendo produzido, demanda muita energia e novas taxas hormonais irão atuar no processo de amamentação, afetando todo o metabolismo novamente.

Como consequência dessas mudanças pode surgir uma queda de cabelo acentuada e podem aparecer falhas no couro cabeludo. Algumas mulheres sofrem com esse problema ao longo dos três primeiros meses após o parto e podem perder até 30% dos fios. A quantidade e prazo podem variar de gestante para gestante, a depender da sua condição física, nutricional, emocional e, claro, hormonal.

As oscilações hormonais, por sua vez, são ocorrências naturais e inevitáveis em todas as fases de vida da mulher e, principalmente na gestação e puerpério (pós parto). Não há como fugir disso. Mas para que essa transformação não afete a autoestima da nova mãe e, para diminuir os efeitos negativos, aconselhamos a adoção de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais à saúde das madeixas.

Siga as recomendações do seu obstetra ou do especialista que acompanha a sua gestação quanto a alimentação e reposição de vitaminas. É ideal que você já faça uma reposição do colágeno, proteína responsável por preservar a saúde capilar e a manter os fios fortes e resistentes.

Como evitar a queda de cabelo após o parto?

Já falamos acima sobre as alterações no corpo da mulher e também das novas necessidades de nutrientes e vitaminas para que o bebê se desenvolva forte e saudável. Alguns cuidados podem ser seguidos para que os seus cabelos também permaneçam belos e resistentes.

Se após o parto você quer ter cabelos sempre com aparência saudável e livre da queda, anote estas dicas de reposição dos principais minerais e vitaminas que podem ter como aliados.

Vale um alerta, consulte sempre um nutricionista para avaliar a sua necessidade. Ela é individual e não deve seguir receitas de terceiros. Assim como a falta, o excesso de determinado nutriente também pode causar problemas. Por isso chamamos a sua atenção para seguir um acompanhamento médico.

Selênio é um mineral com importante função antioxidante, na qual combate a ação dos radicais livres, ajuda a regular a produção hormonal e auxiliar na circulação sanguínea. Por isso, deve fazer parte das refeições e pode ser facilmente encontrado nas castanhas e amêndoas, carne bovina, feijão, leite e ovos, peixes e frutos do mar, bem como grãos de trigo, arroz e milho.

O zinco com suas múltiplas utilidades, mais do que proteger contra bactérias e vírus, controla o excesso de oleosidade na pele e cabelos, impede a perda de colágeno e elastina, além de ajudar em consequência a controlar a queda de cabelos. Traz benefícios ainda para as unhas. Boas fontes de zinco são as amêndoas, frango e ostras.

Já o licopeno é um antioxidante muito abundante no pimentão vermelho, tomate, melancia, goiaba, mamão e repolho roxo, essencial pelo seu poder purificante, drenante, que atua para impedir a ação dos radicais livres e ajuda a reparar os danos que estes causam às células.

O lipoceno não é produzido pelo nosso corpo e, por isso, devemos apostar no consumo destes alimentos ou até mesmo na sua suplementação. Há estudos recentes que apontam a sua atuação na prevenção do câncer de mama, próstata, além de ser um grande aliado do coração. Contudo, estas pesquisas ainda estão em avaliação e não foram 100% comprovadas.

A biotina, também chamada de vitamina H, B7 ou B8, pode ser encontrada principalmente em órgãos de animais, como fígado e rins, e em alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes, sendo muito importante para regeneração capilar.

Vitaminas A, C e E, elas estimulam o crescimento dos cabelos e previnem a queda dos fios. Ao manter os níveis saudáveis destas vitaminas você vai fortalecer as madeixas, deixando-as mais resistentes contra poluição, efeitos do vento e das altas temperaturas.

Estas vitaminas também são essenciais para fortalecimento da pele e das unhas e podem ser encontradas no abacate, cenoura, kiwi, goiaba, acerola, vegetais crus, óleos vegetais, sementes de girassol, banana e oleaginosas.

O que provoca queda de cabelo após o parto?

Caprichar na alimentação é sempre uma ótimo antídoto para quem quer entender o que provoca queda de cabelo após o parto e quer evitar que esse problema se intensifique.

Aposte em sucos e vitaminas variadas, combinando frutas, grãos e verduras, e associe sempre com o consumo abundante de água. Não esqueça de evitar o estresse e ter boas noites de sono, dessa forma seus cabelos crescerão resistentes e de maneira mais rápida.

Destacamos ainda que se a queda de cabelo após o parto for muito intensa e não passar após os primeiros meses, você deverá procurar um dermatologista para avaliações mais profundas, pode ser necessário a ministração de algum medicamento.

Depois de ler aqui sobre o que provoca queda de cabelo após o parto tente adicionar os alimentos sugeridos ao seu cardápio diário, cuide da sua hidratação, evite consumo de álcool e de cigarro.

Preserve a sua saúde com as nossas dicas

Sempre produzimos conteúdos inéditos para ensinar nossas leitoras com cuidados básicos com a saúde. Por exemplo, mostramos como deixar a pele firme depois de emagrecer, ensinamos a identificar os sintomas da falta de colágeno e como cuidar da pele madura.

Além de explicar o que provoca queda de cabelo após o parto, nós também já detalhamos qual é o melhor colágeno para comprar e mostramos a lista de alimentos que ajuda a perder peso.

Você pode se interessar também por ler o nosso artigo que mostra como fortalecer a pele do rosto ou descobrir com qual idade pode tomar colágeno.

Acabamos de explicar aqui o que provoca queda de cabelo após o parto. Você também pode apostar na suplementação do colágeno, proteína que é essencial para manter a saúde capilar. Aprenda aqui o que o colágeno faz no corpo.

Gostou do nosso artigo que explica o que provoca queda de cabelo após o parto? Se achar que ele pode ser útil para alguma amiga ou conhecida que está passando por este problema, aproveite para compartilhá-lo agora!!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados