Quais são os sintomas da falta de colágeno no organismo?

Quais são os sintomas da falta de colágeno no organismo?

O colágeno é muito importante para a nossa saúde e muito tem sido divulgado sobre isso. Não há dúvidas sobre seus inúmeros benefícios, o que é consenso entre diferentes especialistas, como dermatologistas, nutrólogos, educadores físicos, ortopedistas e nutricionistas. Você sabe quais são os sintomas da falta do colágeno no organismo?

Essa proteína é responsável por manter a pele flexível, preservar a beleza e firmeza dos cabelos e a saúde das unhas, por exemplo. Esse artigo irá te ajudar a perceber os sintomas da falta do colágeno no organismo. Fique atento aos sinais que seu corpo demonstra e vamos juntos aprender sobre os reflexos da sua ausência.

Qual a importância do colágeno para o corpo?

O colágeno corresponde a ¼ da estrutura de proteína de nosso corpo. Ele tem como função estrutural no nosso organismo, sobretudo, manter as células elásticas, flexíveis e unidas. Você sabe o que isso significa? Maior qualidade de vida, disposição, aparência sempre jovem e saudável.

Se você quiser melhores resultados aposte na associação do colágeno com a vitamina C e ômega 3, potencializando seus efeitos e evitando a sua degradação da pele. Temos aí mais dois aliados para sua saúde.

Estudiosos apontam que a partir dos 25 anos a produção natural de colágeno cai significativamente, gerando muitos incômodos e prejuízos à saúde, sobretudo nas mulheres, devido às variações hormonais que ocorrem ao longo dos anos.

Também há pessoas que podem ter uma baixa produção por ingerirem poucas fontes de proteínas como ovos, laticínios, carnes de aves e peixes, bem como carnes vermelhas.

Quais são os sintomas da falta de colágeno no organismo?

Sintomas da falta de colágeno no organismo

A falta de colágeno é conhecida como colagenose e um dos seus primeiros sintomas é o envelhecimento precoce do corpo e as tão temidas linhas de expressão. Abaixo vamos explicar cada sinal.

Cabelos fracos e quebradiços

Um dos primeiros sintomas da falta de colágeno no organismo é a alteração no aspecto dos cabelos, como queda, falta de brilho, afinamento dos fios e opacidade das madeixas.

Isso se deve a importância dessa proteína na estrutura dos folículos capilares, auxiliando em seu crescimento e sustentação. Em casos mais sérios, pode ocorrer calvície.

Presença de rugas e das famosas marcas de expressão

A pele é composta por três tipos de proteínas: o colágeno, a queratina e a elastina. Como já falamos, uma das funções do colágeno em nosso organismo é fornecer elasticidade e resistência aos órgãos.

Pele fina e desidratada, com rugas e marcas de expressão, o aumento da flacidez e aparecimento de estrias também são causados pela falta de colágeno no organismo.

Quais são os sintomas da falta de colágeno no organismo?

Aumento de lesões musculares, em tendões e ligamentos

Quando tratamos de lesões musculares, rigidez articular, artrite e fragilidade óssea não se pode esquecer do protagonismo do colágeno. Sua carência é apontada como uma das causas de perda de massa muscular e como, já sabemos, afeta todo o desempenho de atividades básicas do dia a dia e a realização de atividades físicas.

Fique então atento ao aparecimento frequente de cãibras. Elas podem ser outro sintoma da falta de colágeno no organismo.

Unhas fracas e quebradiças

Se você enfrenta problemas com unhas fracas e quebradiças, não desconsidere os sinais de falta de colágeno no organismo.

Você pode necessitar de uma suplementação de colágeno ou alteração na alimentação. Aposte também em esmaltes com colágeno que podem oferecer nutrição direta para regeneração das unhas.

Fadiga e desânimo

Não fique sem energia. A fadiga e cansaço extremo ou crônico são também sintomas da falta de colágeno no organismo. Dê atenção aos seus hábitos alimentares e carências nutricionais.

Uma visita ao nutricionista ou nutrólogo é recomendável para que seja feita uma avaliação mais completa e indicar a suplementação adequada de colágeno para o seu caso.

Como você acabou de ler, os sintomas da falta de colágeno no organismo são muitos e assim como os benefícios desta proteína também são diversos, ultrapassando a estética e beleza, acompanhando todo o bom funcionamento do corpo humano.

Beba muita água diariamente, tenha uma alimentação balanceada, evite consumo de bebidas alcoólicas e pratique atividades físicas regulares. O conjunto destas ações é que vai preservar a capacidade de geração de colágeno e manter a pele, unhas e cabelos saudáveis.

Dica para veganos e vegetarianos

Para quem optou por não consumir ovos, leite e seus derivados, bem como carnes em geral, não há motivo para pânico. Muitos alimentos são fortes aliados dos veganos e vegetarianos, como a carne de soja, a manteiga de amendoim, o levedo de cerveja, as folhas verdes e as oleaginosas (avelã, pistache, castanha-do-pará, de caju, amêndoa, macadâmia, nozes, entre outras), além da ervilha, do feijão e da lentilha.

A suplementação também é uma possibilidade muito acessível. Atualmente diversas marcas, com diferentes preços e tipos estão disponíveis no mercado, desde cremes, cápsulas, comprimidos ou pó.

Não há restrições em relação ao consumo de colágeno, por ser uma proteína de fácil absorção pelo organismo, apenas é necessário tomar cuidado com a quantidade máxima de 10 gramas por dia. Já os resultados podem aparecer logo após três meses de uso contínuo, não é mesmo uma ótima notícia?

Além de mostrar os sintomas da falta de colágeno no organismo, já explicamos aqui quais são os benefícios do colágeno e também como acabar com a flacidez na barriga.

Estamos sempre preparando conteúdos inéditos para ajudar homem a perder peso, como melhorar a elasticidade da pele ou mesmo como é feito o cálculo do IMC, entre outros temas.

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